Os candidatos e a tecnologia no governo

Na semana passada, aconteceu em São Paulo o GovTech, seminário sobre governo e tecnologia. O objetivo foi analisar o papel da tecnologia para governos no mundo de hoje (vale dizer que este colunista foi um dos organizadores).

A premissa é que governo e tecnologia serão uma coisa só. A atividade de governar passará necessariamente pelo uso da tecnologia. Especialmente porque nossas vidas são cada vez mais mediadas por ela.

A consequência disso é que um governo que não evolui tecnologicamente deixa de ser governo. Torna-se obsoleto e ineficaz. No evento, foram analisados casos de países que já perceberam essa mudança.

O primeiro deles foi apresentado pelo ex-presidente da Estônia Toomas Ilves, um ex-jornalista que aprendeu a programar quando era criança. Quando foi eleito presidente, constatou que a única chance de o país se desenvolver —dada a ausência de quaisquer recursos naturais— era apostar em tecnologia.

Logo a Estônia se posicionou nesse setor. Foi lá que surgiu o Skype, usado globalmente. Além disso, o país implementou um pioneiro sistema de identidades digitais. Seu efeito é fazer com que tudo o que o cidadão precise do Estado possa ser feito pela internet.

Uma pessoa só precisa ir pessoalmente a órgão público naquele país em três circunstâncias: para se casar, para se divorciar ou para vender um imóvel.

Outro exemplo apresentado foi o da Índia, que também criou uma identidade digital para os seus cidadãos. Se a Estônia fez isso para 1,3 milhão de pessoas, a Índia fez o mesmo para 1,2 bilhão.

A identidade digital indiana se organiza em torno de quatro princípios (chamados de "stacks"): dispensa de presença física (presenceless), dispensa de papel (paperless), digitalização do dinheiro (cashless) e consentimento (consent).

Esses princípios significam que os indianos hoje podem acessar todos os serviços públicos pelo celular e sem precisar de nenhum papel. Além disso, o sistema --tal como na Estônia-- protege a privacidade, permitindo que o cidadão decida qual dado pode ser acessado por qual órgão (e somente por ele).

Tudo isso levou a um processo de intensa bancarização da população naquele país, permitindo a digitalização da economia e a redução da circulação física de dinheiro.

Para um país como a Índia, em que 600 milhões de pessoas ganham menos de R$ 420 por mês, esse é um salto extraordinário. Só em questões como gerenciamento de benefícios sociais e inclusão financeira o país deu um salto extraordinário.

O GovTech deixou uma pergunta no ar: se países tão distintos como a Estônia e a Índia conseguiram implementar identidades digitais e com isso revolucionar seus serviços públicos, por que não estamos fazendo isso também no Brasil?

Essa pergunta começou a ser respondida no último dia do evento, que teve a participação de cinco presidenciáveis (Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e Marina Silva).

Todos disseram que desejam implementar uma identidade digital no país e, por consequência, ampliar o uso de tecnologia na prestação dos serviços públicos. Resta agora ver como esse ponto irá se materializar em cada um dos respectivos programas de governo.

 

Reader

Já era Minerar bitcoins só voluntariamente

Já é Páginas de fake news que mineram bitcoins no computador do usuários que as visitam

Já vem Videogames que ao serem jogados mineram bitcoin no computador dos usuários sem eles saberem

Source link

« Previous article Rodrigo Maia e PT querem rediscutir financiamento de campanha
Next article » 'Quebrando o Tabu' vai de rede social para a TV abordando prostituição, racismo e homofobia