'O Deus pessoal não passa de um pai transfigurado', afirma Freud

10/08/2018 - 13h48

Sigmund Freud renovou profundamente toda a concepo do homem. Fundador da psicanlise, ele explorou e descreveu o continente do inconsciente que, em sua opinio, a matriz de nossa existncia.

"Ele criou um novo sistema de organizao psquica e utilizou seus modelos para repensar certo nmero de problemas filosficos", escreve Jacqueline Russ em "Filosofia: Os autores, as Obras". O livro apresenta uma sntese didtica sobre a filosofia, resumindo e analisando as principais obras e recordando a trajetria de vida de seus autores.

Mtodo de investigao que evidencia determinadas significaes inconscientes, a psicanlise tambm chamada de psicologia das profundezas. Isso porque seu objetivo real a profundeza do inconsciente, sua parte mais difcil de penetrar.

"O inconsciente, enquanto matriz de nossa existncia, deve ser compreendido dinamicamente, luz do recalque, dos atos falhos e do sonho, via real que leva ao conhecimento do inconsciente", afirma a autora.

Para Freud, o sonho, realizao imaginria de um desejo, contm ideias latentes que provm do pr-consciente. Essas ideias devem ser interpretadas para obter seu verdadeiro sentido. A psicanlise, portanto, faz com que o homem aprenda que o ego no o dono da casa, mostrando que uma parte de nosso psiquismo escapa da conscincia e da vontade.

Freud tambm elaborou hipteses relativas esfera religiosa. Para ele, a religio uma iluso atravs da qual o homem angustiado se agarra a um pai protetor: "o Deus pessoal no passa de um pai transfigurado".

A autora explica que, de acordo com Freud, Deus encarna o pai onipotente da infncia voltada angstia. "Com efeito, a criana de peito e, em seguida, a criana, encontram-se em uma situao de tenso e de angstia inicial: protegidas, pelos poderes paterno e materno originais, esse prottipos centrais so substitudos, na sequncia, pela ideia de Deus", esclarece.

Em "Filosofia: Os autores, as Obras", Jacqueline Russ tambm define os conceitos fundamentais da filosofia. Autora francesa, ela doutora em filosofia e cincias humanas e assina diversas obras escolsticas e universitrias sobre o assunto.

Associated Press O psicanalista Sigmund Freud posa para o escultor Oscar Nemon, em Viena, na ustria, em 1931

*

FILOSOFIA: OS AUTORES, AS OBRAS
AUTOR Jacqueline Russ
TRADUTOR Guilherme Joo de Freitas Teixeira
EDITORA Vozes
QUANTO R$ 92,90 (preo promocional *)

* Ateno: Preo vlido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Novela 'As Aventuras de Poliana' é acusada de suposto racismo por mãe negra; SBT se defende
Next article » Bolsa cai mais de 3% com mercados contaminados por tombo de moeda turca