No WhatsApp, militares chamam de 'favelagem' atitudes de Olavo de Carvalho

Os termos usados por Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, para se referir ao general Eduardo Villas Bôas, na terça (7), no Twitter, fizeram a temperatura entre os militares subir novamente.

SOU FÃ 

O guru afirmou que Villas Bôas, que o criticara um dia antes, era “um doente preso a uma cadeira de rodas”. Mesmo depois disso, foi elogiado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro e por um dos filhos dele, Eduardo.

 

SÓ PIORA 

O texto foi considerado ainda mais ofensivo, em alguns círculos militares do Palácio do Planalto, do que os ataques de Carvalho ao general Santos Cruz, da secretaria de governo —a quem o guru  chamou de “merda” e “bosta”.

MORDAÇA 

GERAL 

No segundo escalão militar, que lota os gabinetes de ministros de Bolsonaro, a indignação era a mesma. 

Em mensagens de WhatsApp, coronéis se referiam às atitudes de Olavo de Carvalho, apoiado por Bolsonaro, como “favelagem”.

VOZ ALTA 

O ex-ministro Gustavo Bebianno, que coordenou a campanha de Bolsonaro e se mantém próximo de militares mesmo depois de demitido da Secretaria-Geral, quebrou o silêncio em relação ao governo para defender Villas Bôas.

ALVO 

“É um dos melhores seres humanos que já tive a oportunidade de conhecer. Exemplo de força, bravura, inteligência, serenidade e resiliência. Não pode ser alvo de ataques covardes e infames, como esses recentes, promovidos por teóricos remotos que só atrapalham o governo”, diz ele.

VAI TRABALHAR 

“O governo precisa entender a dureza e pragmatismo do mundo real e começar a trabalhar de verdade, em prol da nação. O general Villas Bôas merece respeito. Forças Armadas merecem respeito”, completa Bebianno.

MÚSICA SOLAR

A cantora pernambucana Duda Beat está na capa da segunda edição da revista The Summer Hunter, que será lançada no dia 17 de maio no festival MECAInhotim

SINAL VERDE 

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu o veto que um de seus ministros havia imposto à Ancine de usar os recursos do fundo setorial do audiovisual. A agência de cinema agora pode funcionar plenamente, financiando produções nacionais.

SINAL AMARELO 

Ao mesmo tempo, o tribunal exigiu que a agência cumprisse os compromissos que assumiu de colocar em dia as análises de prestações de contas dos projetos beneficiados com recursos do fundo.

SUSPENSÃO 

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o edital da 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. A corte acolheu pedido de liminar formulado em abril pela Rede de Teatro e Produtores Independentes.

NO PRAZO 

A Rede questiona o formato da comissão que julga os projetos inscritos no edital. A Secretaria Municipal de Cultura diz que foi notificada da decisão na última sexta-feira (3) e afirma que irá se manifestar dentro do prazo legal.

INÉDITO 

Entidades ligadas ao cinema nacional como o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de SP) e a Apaci (Associação Paulista de Cineastas) se manifestaram contra o que chamam de “fatos extremamente graves e nunca antes vistos no mercado de salas de cinema do país”.

EM CARTAZ 

As entidades reclamam da ocupação de 92,5% das salas de exibição com “Os Vingadores”. “Nos EUA esse mesmo filme não ultrapassou 12% das salas do país”, diz o texto. Eles afirmam que o longa “De Pernas para o Ar - 3” foi “sumariamente tirado de cartaz”.

NÃO PODE 

Na segunda (6), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinou a cota de tela —regra que obriga cinemas brasileiros a exibirem filmes nacionais. Ainda não ficou definido qual será o percentual de ocupação dos cinemas.

PÁGINAS 

O livro “Garota, Pare de Mentir Para Você Mesma” será lançado pela editora Sextante no Brasil em junho. A obra está há 51 semanas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

NA TELONA

O ator Leonardo Medeiros e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, foram à pré-estreia de “Tunga: O Esquecimento das Paixões”, de Miguel de Almeida, no Itaú Cultural, na segunda (6). O editor Samuel Leon , a galerista Rosa Barbosa e a designer Elisa Stecca também compareceram

CURTO-CIRCUITO

O longa “45 Dias Sem Você” tem pré-estreia na quarta (8). Às 20h30, na Cinemateca Brasileira.

A mostra “Um Minuto Antes”, de Camila Alvite abre na quarta (8). Às 19h, na Bianca Boeckel Galeria.

Mariana Kupfer lança o livro “Eu, Mãe e Pai - A Maternidade Independente como Escolha”. Na quarta (8), na Livraria da Vila do JK Iguatemi.

O cantor Geraldo Azevedo lança o CD “Solo Contigo” em show. Na quarta (8), no Teatro Gamaro.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Xbox quer voltar a apostar na inclusividade com um novo comando em Braille
Next article » Huawei P smart Z unveiled: 6.59" screen and a pop-up camera on a budget