Navio sequestrado por imigrantes da Líbia é recuperado pela Marinha de Malta

O navio petroleiro Elhiblu 1, sequestrado por imigrantes que foram resgatados mas que não desejam retornar para a Líbia, chegou nesta quinta-feira (28) a Malta, depois que oficiais da Marinha maltesa retomaram o controle da embarcação durante a noite.

O Elhiblu 1, de 52 metros de comprimento, com bandeira da República de Palau, na Oceania, socorreu 108 imigrantes na terça-feira (26) à noite e seguia para Trípoli.

Mas quando se aproximava da cidade líbia, subitamente deu meia-volta e passou a seguir no sentido norte.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou no momento que não eram náufragos e sim piratas. Ele advertiu que não autorizaria a entrada do navio em águas italianas caso ele seguisse para as costas sicilianas de Lampedusa ou Sicília.

O petroleiro seguiu rumo a Malta e a Marinha do país entrou em contato com o capitão quando estava a cerca de 50 milhas da costa. A ilha de Malta fica próxima à Sicília, no sul da Itália. 

"O capitão repetiu diversas vezes que não tinha o controle do navio e que ele e a tripulação estavam sob a ameaça de um determinado número de migrantes, que exigiam a viagem até Malta", informou a Marinha em um comunicado.

Um barco patrulha da Marinha de Malta impediu a entrada do petroleiro em águas territoriais maltesas e um comando das forças especiais, apoiado por navios e um helicóptero, subiu a bordo "para devolver o controle da embarcação ao capitão" e escoltá-lo até Malta, indicaram fontes militares.

Escoltado pela Marinha de Malta, o navio chegou nesta quinta-feira ao porto de Valeta às 8h30 locais (4h30 de Brasília).

O petroleiro, a tripulação e os 108 imigrantes a bordo serão colocados sob responsabilidade da polícia, que abrirá uma investigação. 

"Esta é uma clara demostração de que não estamos diante de operações de socorro de pobres náufragos que fogem da guerra, mas de tráfico criminoso de seres humanos", afirmou Salvini na quarta-feira (27).

Um navio da ONG alemã Sea-Eye estava na terça-feira na zona de socorro próxima da Líbia. A entidade informou ter ouvido o diálogo entre um avião militar europeu e o capitão, antes e depois da operação de resgate.

"O capitão resgatou as pessoas e pediu ajuda. Ele afirmou claramente no rádio que as pessoas estavam em choque e não desejavam ser levadas de volta à Líbia", disse a Sea-Eye em um comunicado.

Paralelamente, outros imigrantes foram socorridos e levados de volta à Líbia na quarta-feira pela Guarda Costeira do país africano, informaram Salvini e a Sea-Eye.

Há vários anos os navios comerciais que circulam perto da Líbia são requisitados para socorrer os imigrantes. 

Mas como agora a Líbia coordena as operações, a orientação do governo para os navios que fazem esses salvamentos é rumar em direção a um porto do país, o que gera desespero entre os imigrantes, já que muitos arriscam a própria vida para fugir e temem retornar aos flagelos que tentam deixar para trás. 

Em várias ocasiões os imigrantes que foram escoltados de volta à Líbia se negaram a descer, sendo retirados à força das embarcações pelas autoridades líbias. 

Source Link

« Previous article Em três meses, de mito a candidato a bobo da corte
Next article » Multinacional portuguesa Vision-Box vai recrutar 180 profissionais durante 2019