Na OMC, China já se afasta do novo governo brasileiro

No South China Morning Post, “China recusa abrir mão do status de ‘país em desenvolvimento’ na Organização Mundial do Comércio, apesar das demandas dos EUA”.

Ao lado de Índia, África do Sul e Venezuela, o país assinou uma carta à organização multilateral afirmando que as regras, “na verdade, favoreceram os EUA e outros desenvolvidos” em áreas como o subsídio à agricultura e as cotas de importação.

O ministério chinês do comércio sublinhou que nada muda “mesmo que o Brasil tenha concordado em renunciar ao status”.

No Banco Mundial, por outro lado, o escolhido de Donald Trump foi aprovado como novo presidente da instituição multilateral.

No dizer do New York Times, “David Malpass questiona práticas do Banco Mundial como emprestar dinheiro para China, Brasil e outros”.

E, apesar de ter adotado tom mais conciliatório, ele “se envolveu profundamente nas negociações comerciais do governo Trump com a China e poderá buscar reduzir os empréstimos do banco” aos países emergentes.

BRASIL VAI ATACAR RUSSOS?

No russo Kommersant, “Presidente brasileiro não descarta invasão militar da Venezuela” (acima), em entrevista à rádio Jovem Pan. “Prometeu até criar uma base militar americana em seu país”, lembrou o jornal.

O site Gazeta.ru sublinhou que Jair Bolsonaro “esclareceu que coordenaria [a invasão] com seus colegas americanos”. Dias antes, o chanceler brasileiro já havia dito à Reuters que, no título do despacho, “os soldados russos devem deixar a Venezuela”.

EUA VÃO ATACAR CHINESES?

Em entrevista ao site Foreign Policy, o chefe do Comando Sul dos EUA, almirante Craig Faller, questionou a presença chinesa na Venezuela. “A maior ameaça à democracia e ao modo de vida em todo o mundo é a tendência que vemos na China”, declarou ele.

Não detalhou a eventual “intervenção militar” dos EUA, mas afirmou que “estará pronto” para fazer o que o presidente americano decidir.

PETRÓLEO NÃO VEM

Depois do Seeking Alpha, um segundo site americano de economia, Oil Price, alerta que “os soluços no fornecimento de petróleo do Brasil põem em dúvida as projeções para o país, com implicações para o mercado global”. A produção “escorregou em janeiro” e, contra o que anunciou então a Agência Internacional de Energia, “caiu de novo em fevereiro”.

O problema não é o pré-sal, com produção crescente, mas os “campos maduros, com declínios significativos” por falta de manutenção. O petróleo brasileiro era esperado para repor “as disrupções na Venezuela e no Irã”, sancionados pelos EUA.

LEMANN AGORA INVESTE

Na Bloomberg, “o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann”, da 3G Capital, declarou, em evento organizado por alunos brasileiros de Harvard:

“Nossa cultura está sob ataque por causa dos resultados da Kraft Heinz. Dizem que viemos do setor financeiro, somos mais conscientes em cortar custos. Agora estamos mudando isso. Estamos ficando mais focados nos consumidores, estamos empregando, vamos criar nossa própria plataforma.”

Source Link

« Previous article Racing Fever: queime pneus no asfalto, agora em duas rodas
Next article » Conselho aprova acordo entre Petrobras e União e dá a largada para megaleilão do pré-sal