Meio presencial, meio a distância, modelo híbrido de MBA se expande

Bruno Santos/Folhapress A administradora de empresas Maria Cristina Marques, que faz MBA a distncia, na FGV 

Embora cursos a distncia sejam tendncia, ainda h ressalvas para o modelo oferecido 100% online.

Criados com o objetivo de formar executivos, os MBAs podem ter a eficcia comprometida ao deixar de promover encontros que propiciam a troca de contatos entre os alunos –o networking.

Um modelo hbrido de ensino, chamado de "blended learning" (aprendizagem combinada), que mescle atividades a distncia com aulas presenciais avaliado por especialistas como mais vantajoso.

O diretor-executivo da Anamba (Associao Nacional de MBA), Leandro Jos Morilhas, aposta na modalidade.

"No tem educao presencial e educao a distncia, o que existe educao –e a plataforma como ela apresentada. Um curso s presencial sem aproveitar o EaD ruim, agora 100% a distncia talvez funcione para um lugar que no tenha outra opo", diz.

Em 2017, o MEC regulamentou e ampliou a oferta de cursos a distncia por meio do decreto 9.057. O documento possibilita o credenciamento de instituies de ensino superior para cursos EaD, sem ter de oferecer cursos presenciais, e de universidades pblicas que queiram optar por graduao e ps lato sensu nessa modalidade.

A estimativa da Abed (Associao Brasileira de Educao a Distncia) que haja 200 mil estudantes matriculados em cursos de MBA a distncia, o equivalente a 15% dos alunos que fazem graduao na mesma modalidade.

Carlos Longo, diretor da Abed, diz no acreditar que os cursos a distncia prejudiquem a interao social entre os alunos e o networking. "Bons programas de MBA a distncia sempre tm workshops presenciais para estudos de casos e outras metodologias ativas que enriquecem o aprendizado e promovem aproximao pessoal", afirma.

Para ele, o mais importante que o aluno de MBA verifique a reputao da instituio e a opinio de ex-alunos.

Na FGV (Fundao Getulio Vargas), h cinco cursos a distncia que recebem por ano cerca de 2.000 alunos. Os estudantes participam de seminrios presenciais de encerramento e abertura e precisam ir at a instituio para fazer as provas que ocorrem, em mdia, de 40 em 40 dias.

Embora mais flexvel, o EaD exige dedicao e no mais fcil do que o presencial.

"A tecnologia traz facilitadores, mas ela no estuda por voc", diz Mary Murashima, diretora de gesto acadmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV.

A administradora de empresas Maria Cristina Marques, 32, sabe bem disso. Ela trabalha numa indstria farmacutica e comeou, em setembro de 2017 o curso de MBA em gesto financeira, controladoria e auditoria na FGV.

Optou pelo modelo a distncia para evitar o deslocamento at a escola, mas viu que o curso exige muita dedicao. "Se voc no tem disciplina, fica complicado." Ela dedica pelo menos uma hora por dia para estudar.

Mary Murashima acredita que os MBAs se direcionem cada vez mais para o ensino hbrido. "O futuro o 'blended', com o uso de aulas presenciais mediadas por tecnologia."

No Insper, alguns cursos j caminham para esse modelo. A maior parte da carga horria aplicada presencialmente, e atividades a distncia funcionam como "auxlio adicional."

Guy Cliquet, coordenador da ps lato sensu do Insper, diz que a instituio aplica algumas atividades a distncia para que o aluno v para a escola mais informado. "O professor no precisa apresentar os conceitos introdutrios, e a aula fica mais dinmica."

Modalidade dos curso de ps-graduao

Source link

« Previous article Google Fotos ajuda a criar álbuns físicos “instantâneos” com fotografias impressas
Next article » Samsung teases the Galaxy A8s with a camera hole in the screen