Medalha de prata para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI.

De 1 a 8 de Setembro realizaram-se em Tsukuba, Japão, as 30ªs Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). A iniciativa contou com a presença 335 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 diferentes países ou regiões.

Este ano a delegação portuguesa foi constituída por Kevin Pucci, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves, David Nassauer, da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa,  André Guimarães, do Externato Marista de Lisboa e Diogo Rodrigues (Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, sendo liderada por Pedro Ribeiro, da Universidade do Porto, co-adjuvado por Pedro Paredes,  aluno de doutoramento em CMU, Pittsburgh.

Dois dias de competição, de 5 horas e três problemas cada, colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes. Os alunos criaram programas de computador (em C, C++, Java ou Pascal) destinados a resolver o conjunto de problemas proposto, de natureza algorítmica, e baseados em problemas da vida real com aplicação prática. Os programas dos alunos foram depois submetidos a uma bateria de testes de diferentes dificuldades, sendo que a sua correcção e eficiência é avaliada de forma automática, com a atribuição de uma pontuação em função do número de testes correctos respondidos em tempo útil.

Os resultados alcançados para a delegação portuguesa foram excelentes, com o aluno Kevin Pucci a conseguir uma medalha de prata, a primeira de sempre para o país. Portugal acumula agora no seu histórico 1 medalha de prata (2018) e 8 medalhas de bronze (2 em 2017, 1 em 2016, 2 em 2012, 1 em 2011, 1 em 2009 e 1 em 2002).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e os resultados globais foram igualmente bons, com a obtenção de uma medalha de ouro (Kevin Pucci), três medalhas de prata (José Pedro, Maria Madrugo e Diogo Rodrigues) e duas medalhas de bronze (David Nassauer e Leonardo Tavares).

Source link

« Previous article Xiaomi Redmi Note 6 leak reveals notched screen
Next article » Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do IR nesta segunda (10)