Maduro pede que militares brasileiros detenham a 'loucura' de Bolsonaro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou Jair Bolsonaro de encorajar uma invasão militar em seu país e pediu aos soldados brasileiros que parem com sua "loucura".

"Eu peço às forças militares do Brasil que enfrentem a loucura de Jair Bolsonaro e sua ameaça de guerra contra a Venezuela", disse o presidente durante uma transmissão obrigatória de televisão, na qual ele também descreveu o brasileiro como "fascista" e "imitador de Hitler".

Durante um ato com movimentos de esquerda, Maduro, cuja reeleição é questionada por mais de 50 países, disse que "um presidente brasileiro nunca ameaçou invadir um povo vizinho", e que, após a visita a Donald Trump e sua reunião subseqüente em Israel com Benjamin Netanyahu, Bolsonaro "voltou mais louco do que nunca".

 Durante a gestão de Maduro, a Venezuela caiu na pior crise econômica de sua história moderna, com escassez de produtos básicos, e com uma hiperinflação que atingirá 10.000.000% este ano, segundo o FMI.

A crise levou 2.7 milhões de venezuelanos a emigrar desde 2015. Cerca de 100.000 pessoas entraram no Brasil vindo da Venezuela, gerando tensões na área de fronteira dos dois países.

O governo Trump, que renovou seus laços com o Brasil desde a posse de Bolsonaro, tenta pressionar a saída de Maduro com sanções, e reiterou que a opção de intervenção militar não está descartada, embora ainda seja prematura.

Source Link

« Previous article Bolsonaro desfaz look esfarrapado para construir sua versão de líder
Next article » Tribunal prorroga por oito dias prisão de Ghosn