Macron anuncia diminuição de impostos e reforma da previdência francesa

O presidente francês apresentou nesta quinta (25), no palácio do Elysée, sede do governo da França, uma série de medidas que serão tomadas em resposta aos protestos dos "coletes amarelos" que ocupam as ruas do país já há 23 sábados.

Se trata de colocar "o humano e a justiça no coração do projeto nacional", disse Emmanuel Macron na primeira coletiva de imprensa de seu mandato. Ele afirmou querer que os cidadãos se sintam mais envolvidos no processo democrático pela simplificação de regras para referendos e pela descentralização de funções do governo. 

Macron anunciou a "diminuição significativa" nos impostos que recaem sobre os salários. A diminuição da arrecadação federal será financiada com corte de gastos, fazendo os franceses trabalharem mais e com o fechamento de brechas fiscais.

Segundo ele, os franceses devem trabalhar por mais tempo porque a expectativa de vida é maior. 

Divulgou ainda mudanças no sistema de aposentadorias, a serem apresentadas para o Parlamento durante o verão europeu. O governo planeja ligar as menores pensões à inflação, e não quer que a idade de aposentadoria seja maior do que 62 anos. Também quer aumentar o tempo de contribuição previdenciária dos franceses antes que eles parem de trabalhar.

O mandatário afirmou também que quer parar com o fechamento de escolas e hospitais até o final do seu mandato de cinco anos. Também disse que pretende extinguir os empregos vitalícios para funcionários públicos de alto escalão.

Macron defendeu as reformas adotadas pelo seu governo no decorrer dos últimos dois anos. Disse ainda que os debates nacionais que vem acontecendo ao redor do país desde janeiro tinham o potencial de "gerar boas soluções". 

O encontro com a imprensa aconteceu no Salão de Festas do palácio do Elysée, em Paris. Mais de 300 jornalistas estavam registrados para o evento, que estava inicialmente marcado para a segunda (15) da semana passada, mas foi adiado em função do incêndio na catedral de Notre-Dame. 

Source Link

« Previous article Bolsonaro diz que previsão mínima de economia com reforma da Previdência será de R$ 800 bi
Next article » Olimpíada de Língua Portuguesa mobiliza estudantes de todo o país