Links para responder pesquisa de Datafolha e Ibope no WhatsApp são falsos

Mensagens no WhatsApp que convidam a responder supostas pesquisas eleitorais do Datafolha e do Ibope levam a sites falsos. Ambos os institutos informam não trabalhar com esse método para fazer os levantamentos.

"O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através de internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais", diz Mauro Paulino, diretor do instituto.

Em nota divulgada na terça-feira (18), o Ibope informou que não realiza pesquisas eleitorais pelo WhatsApp. "É falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência."

Nas mensagens que circulam pelo aplicativo, os usuários são convidados a clicar num link para um site falso e a preencher um formulário com sua cidade, estado e candidato em quem irá votar.

Na sequência, a página exibe uma mensagem orientando a pessoa a compartilhar a pesquisa pelo WhatsApp para supostamente confirmar não ser um robô e ter acesso aos resultados da pesquisa.

 

Conforme mostrado em reportagens da Folha, um método de disseminação de conteúdo semelhante já foi identificado em pelo menos duas oportunidades neste ano como forma de espalhar vírus pelo aplicativo de mensagens.

Pouco antes da Copa do Mundo, um site malicioso oferecia camisetas grátis da seleção brasileira. Algumas semanas depois, um golpe parecido oferecia internet grátis no celular. Ambos exigiam o compartilhamento do conteúdo pelo WhatsApp usando um sistema parecido com o que é usado nesses sites que tentam se passar pelos institutos de pesquisa.

Depois, uma mensagem dizia que o celular estava com vírus e induzia a pessoa a fazer a baixar um aplicativo para corrigir a situação. Esse download que era, na verdade, um vírus.

Se recebeu alguma informação que acredita ser falsa, comunique o ​WhatsApp da Folha (0-xx-11 99490-1649). Pode ser áudio, vídeo, corrente, imagem ou notícia que circule pelo aplicativo ou por redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. O jornal faz uma seleção do conteúdo a ser checado e publica o resultado desse trabalho.

Source link

« Previous article Sony WH-1000XM3 review - the best noise-cancelling in town
Next article » Mulher que acusa indicado à Suprema Corte de agressão vai depor no Senado dos EUA