Leandro Karnal expõe raízes violentas da sociedade brasileira

01/07/2018 - 16h17

Somos violentos no trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais e fofocas nas esquinas; somos violentos ao torcer por nosso time e ao votar; somos violentos cotidianamente.

A constatação acima é de Leandro Karnal em "Todos Contra Todos", livro publicado pela editora Leya em que o historiador reflete e expõe as raízes violentas da sociedade brasileira.

Em tempos de polaridade acentuada como os atuais, o autor cita exemplos de violências diárias e históricas para revelar a natureza das reações raivosas dirigidas ao outro e o porquê de escondermos de nós mesmos as pequenas e grandes maldades do dia a dia.

Desdizendo a interpretação pacifista que se se faz sobre a expressão "homem cordial" cunhada por Sérgio Buarque de Holanda em seu "Raízes do Brasil", Karnal aponta para o fato de não usarmos a expressão guerra civil para nos referirmos a eventos como a Cabanagem, a Revolução Farroupilha, a Abrilada e a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932.

Temas como a escravidão e a violência e ódio contra negros, mulheres e a população LGBT também fazem parte do livro.

Professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal é autor de livros como "História dos Estados Unidos", "Estados Unidos - A Formação da Nação", "Conversas com um Jovem Professor" e "Pecar e Perdoar". Assina também a coautoria dos livros "Verdades e Mentiras" e "Felicidade ou Morte".

*

TODOS CONTRA TODOS
AUTOR Leandro Karnal
EDITORA Leya
QUANTO R$ 25,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Marina Ruy Barbosa comemora 23 anos com festão cheio de famosos
Next article » Rússia sorri como nunca e faz festa de título para ida às quartas em Moscou