Juventus é octocampeã; saiba quem tem séries maiores no futebol

A Juventus sagrou-se no sábado (20), com uma vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina em Turim, seu oitavo título consecutivo no Campeonato Italiano.

A conquista veio em ótima hora, pois serviu para amenizar a decepção decorrente da eliminação na Champions League, três dias antes, ante o holandês Ajax.

Mais que isso, a Velha Senhora, como é chamada a Juventus, tornou-se o clube que mais vezes ganhou seguidamente o campeonato nacional considerando-se os principais centros do futebol na Europa: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.

Sendo octocampeã, a Juve ultrapassou o Lyon, heptacampeão francês de 2002 a 2008 – o meia brasileiro Juninho Pernambucano esteve presente em todos esses sete títulos.

Na Juventus houve alguém em todas as comemorações? Sim, o zagueiro Chiellini, aquele que foi mordido pelo uruguaio Suárez em jogo da Copa do Mundo de 2014.

Os oito scudettos seguidos da Juve, entretanto, não a tornam a equipe com o maior número de títulos obtidos na sequência na história do futebol. Está muito longe disso, aliás.

Quem é então o recordista?

Recorro às informações da RSSSF, entidade fundada em 1994 que registra estatísticas do esporte mais popular do planeta.

E é de Vanuatu, pequeníssimo e pouco conhecido país situado em um arquipélago na Melanésia (Oceania), o time que mais vezes papou título consecutivamente. Tafea FC é seu nome, e foram 15 os troféus levantados por ele, de 1994 a 2009.

Tafea-FC.jpgEscudo do Tafea FC, campeão 15 vezes seguidas do campeonato nacional de Vanuatu (Reprodução)

Com 14 títulos seguidos há dois times europeus: o Lincoln, de Gibraltar, campeão de 2003 a 2016, e o Skonto Riga, da Letônia (1991 a 2004).

Com 13, são três as equipes: Rosenborg (Noruega), Al-Faysali (Jordânia) e Bate Borisov (Belarus). O Bate, por sinal, tem chance de superar o Tafea e se tornar o recordista, já que sua série está em curso.

Para fechar o top 10, cito os que venceram o campeonato de seus respectivos países 11 vezes seguidas: Dinamo Zagreb (Croácia), Al-Ansar (Líbano), Lotoha’apai (Tonga) e Nauti (Tuvalu). Para quem nunca ouviu falar de Tonga e Tuvalu, eles ficam na Oceania.

O primeiro clube africano a aparecer nessa lista é o egípcio Al-Ahly (nove títulos), e o primeiro das Américas, o Club Franciscain, da Martinica (Caribe).

Ampliando o recorte para a América do Sul, fica o registro para o Robinhood, heptacampeão do Suriname de 1983 a 1989.

Em tempo: O leitor mais curioso, interessado ou exigente deve querer saber quem mais venceu seguidamente em países de renome no futebol, além de Itália e França. Listo alguns: Alemanha (Bayern, seis vezes, podendo ampliar para sete neste ano), Argentina (Racing, seis vezes), Espanha (Real Madrid, cinco vezes), Portugal (Porto, cinco vezes), Uruguai (Nacional e Peñarol, cinco vezes), Holanda (Ajax,  HVV e PSV, quatro vezes), Inglaterra (Arsenal, Huddersfield, Liverpool e Manchester United, três vezes). No Brasil, o Santos ganhou a Taça Brasil de 1961 a 1965, e o São Paulo venceu o Campeonato Brasileiro de 2006 a 2008.

Source Link

« Previous article Ucrânia muda, e eleito busca acomodação com a Rússia
Next article » Como arrecadar mais impostos?