Justiça do Equador ordena prisão preventiva de Rafael Correa

A Justiça do Equador pediu nesta terça-feira (3) a prisão preventiva do ex-presidente Rafael Correa, sob a acusação de ser o mentor intelectual do sequestro do ex-deputado opositor Fernando Balda, ocorrido na Colômbia em 2012.

A juíza de Garantias Penais da Corte Nacional de Justiça Daniella Camacho determinou a captura porque o ex-líder descumpriu a ordem cautelar de se apresentar a cada 15 dias na Seção Penal do Tribunal, na capital, Quito.

Ele deveria ter ido à corte na segunda (2), mas não compareceu. A captura foi pedida pelo procurador-geral, Paúl Pérez, e pela defesa de Balda na manhã desta terça e, horas depois, foi acolhida pela magistrada Camacho.

O advogado de defesa de Correa, Caupolicán Ochoa, apresentou documentos para comprovar que o ex-presidente mora na Bélgica e pediu como medida alternativa o comparecimento de seu cliente ao consulado em Bruxelas.

Camacho negou o argumento da defesa. Como o ex-presidente está neste momento no país europeu, foi emitido um alerta vermelho da Interpol para que ele possa ser capturado e extraditado para o Equador.

Correa foi acusado pela Justiça de envolvimento no caso Balda em 18 de junho. Na segunda (2), ele chegou a ir ao consulado em Bruxelas, fez uma nota de comparecimento com a assinatura do vice-cônsul, Bernardo Burgos.

Na ocasião, ele disse ter cumprido as exigências “apesar da evidente perseguição política e judicial que sofreu nos últimos meses”. A juíza, porém, considerou que o consulado era inadequado para o cumprimento da ordem.

Source link

« Previous article Artilheiro da Copa-2014 vive noite de torcedor e deixa a Rússia frustrado
Next article » 5 truques para saber se o SMS que você recebeu é do seu banco ou de um golpista