Judiciário faz lobby e pressiona governo a aumentar salários da magistratura

Os intocáveis A cúpula do Judiciário começou a se mobilizar para tentar convencer o Planalto a –em meio a cortes de verbas até da saúde e da educação-– conceder um aumento de 12% para o seu funcionalismo. Segundo dados preliminares, o reajuste teria um impacto de cerca de R$ 12 bilhões nas contas do Tesouro. O movimento ocorre em meio à pressão para a criação de compensações à eventual suspensão de verbas indenizatórias pagas a todos os juízes, como o polêmico auxílio-moradia.

Costas quentes Integrantes de entidades que defendem os interesses da magistratura dizem que, hoje, ao menos  6 dos 11 ministros do Supremo são favoráveis à tese de que o auxílio-moradia só deve ser extinto se houver a aprovação de uma compensação que recomponha os salários.

De bonde Interlocutores do STF, do STJ, do CNJ e de entidades de classe reivindicaram o reajuste ao Planejamento.

Dono do tempo O ministro Luiz Fux, relator de ação que questiona o auxílio-moradia no STF, estendeu o pagamento do benefício a todos os juízes por meio de liminar e manteve o caso parado em seu gabinete por três anos. Não há data para julgamento no plenário.

Terra arrasada Em reunião com sindicalistas, o ministro Eduardo Guardia (Fazenda) foi curto e grosso diante das alegações de que os funcionários da Eletrobras são contra a privatização porque querem preservar empregos. Explicou que, se nada for feito, não vai sobrar pedra sobre pedra.

Vai fechar A cúpula do Ministério de Minas e Energia diz que, mantida a interdição da venda de seis distribuidoras da Eletrobras pelo Supremo, não há saída além da liquidação dessas empresas.

Ainda falta Quem acompanha o inquérito que investiga o decreto dos portos, a nova pedra no sapato de Michel Temer, avalia que a Polícia Federal não teria mesmo condições de fechar o caso agora.

Quase Motivos: as ligações entre a norma editada pelo presidente e empresas do setor portuário ainda seriam precárias e, além disso, o material mais promissor –papéis da Argeplan, empresa do coronel Lima, um aliado de Temer–, mal foi destrinchado. A PF pediu mais 60 dias.

Deixe que falem Diante do intenso desentendimento entre seus advogados, Lula encarregou dirigentes do PT de pedirem ao criminalista Sepúlveda Pertence que vá visitá-lo na próxima semana. Ele quer que o ex-presidente do STF continue em sua defesa.

Quem manda Pertence disse a petistas que, após ter sido desautorizado por Cristiano Zanin, precisa saber se terá autonomia para trabalhar.

Expertise Para a direção do PT, a presença de Pertence é fundamental. O Supremo, dizem petistas, exige articulação e conhecimento profundo de seu modus operandi.

O começo Desde que decidiu restringir o foro de autoridades que estão sob sua alçada, na semana passada, o STJ baixou 11 casos de conselheiros de tribunais de conta e governadores à primeira instância.

Segura essa Do TCM da Bahia, Mário Negromonte está nessa leva. O ministro Luis Felipe Salomão enviou seu caso para a temida 13ª vara de Curitiba: a de Sergio Moro.

Gêmeo bom A performance do presidenciável do PDT, Ciro Gomes, na palestra à investidores da XP foi descrita como “cativante e agradável”. Ele mostrou seu lado ponderado. Defendeu o respeito a contratos e admitiu que a crise fiscal existe e é grave.

Deixe-me ir O risco de o PSB e o PC do B se unirem a Ciro isolando o PT é, hoje, real.

Ajeita a bola Carlos Siqueira, presidente do PSB, e Luciana Santos, do PC do B, estiveram com o governador Paulo Câmara (PSB-PE) nesta quinta (28). O papo ocorreu um dia após ele receber Ciro.

Uni-vos PP, DEM e SD, que flertam com Ciro, não veem problema na ampliação da aliança.

TIROTEIO

O santo está desesperado por não convencer ninguém, mas já tomou uma liminar contra sua campanha negativa ilegal

De Gustavo Bebianno, presidente do PSL e assessor de Jair Bolsonaro, sobre as peças feitas pela campanha de Alckmin contra o deputado

Source link

« Previous article Produtos agropecuários pressionam inflação no atacado
Next article » Em edição pós-ataque, jornal deixa página em branco: 'sem palavras'