Instituto que tem Gilmar Mendes entre os sócios foi investigado pela receita em 2018

O IDP (Instituto de Direito Privado), que tem entre seus sócios o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi objeto de diligência da Receita Federal no fim de 2018. Neste ano, o próprio magistrado e a mulher dele, Guiomar, passaram a ser investigados.

RELATÓRIO  

Quando as primeiras diligências na empresa começaram a ser feitas, o ministro orientou os gestores do instituto a fornecerem toda a documentação necessária à Receita.

NO ATAQUE 

A abertura de averiguação contra a mulher dele, e em especial o vazamento da informação, no entanto, levaram Mendes a considerar que está sendo vítima de um ataque.

NO ALVO 

No ofício que encaminhou na sexta (8) ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, o ministro explicitou a suspeita. Entre outras coisas, afirmou acreditar que há hoje no país “uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados”.

FATOS 

A notícia de que Mendes está sendo investigado repercutiu entre grupos e entidades de advogados. “Os órgãos de fiscalização do governo devem investigar fatos, e não pessoas. Quando investiga pessoas, eles não investigam: eles perseguem”, diz o criminalista Fábio Tofic Simantob, presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa).

QUEM FOI? 

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, determinou que a corregedoria apurasse os fatos. Segundo ele, a decisão foi ratificada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

CAMINHO 

Os ex-ministros Paulo Sérgio Pinheiro e Paulo Vannuchi e Belisario dos Santos Jr, ex-secretário da Justiça de SP, foram a Brasília para apresentar a Comissão Arns, criada para evitar retrocessos de direitos humanos. Eles se reuniram com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. 

FIGURÕES 

O grupo foi batizado em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns. Também fazem parte da comissão outros ex-ministros, juristas, intelectuais e ativistas. A iniciativa será lançada no dia 20 de fevereiro, em São Paulo.

 

SOLTA O SOM

A cantora Pabllo Vittar realizou noite de autógrafos de seu disco mais recente, “Não Para Não”, lançado em outubro de 2018; o evento ocorreu na livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista, na quinta (7).

DIGO NÃO 

A Justiça de São Paulo rejeitou queixa-crime ajuizada pelo empresário Flávio Rocha, da Riachuelo, contra Guilherme Boulos (PSOL-SP) por injúria e calúnia.

DIGO SIM 

Os dois eram pré-candidatos à Presidência quando o líder dos sem-teto postou no Twitter que Rocha dizia querer salvar os pobres da miséria e seria, por isso, “um tremendo hipócrita, cuja empresa foi condenada por trabalho escravo”.

TUDO NORMAL 

O Ministério Público de SP recomendou a rejeição da queixa-crime. A juíza considerou que “não é aceitável excesso de suscetibilidade de quem deseja concorrer a cargo com exposição política e pública”.

RECURSO 

A assessoria de Flávio Rocha diz que, “ao contrário do que afirmou à época Guilherme Boulos, a Riachuelo jamais foi indiciada, citada e muito menos condenada por trabalho escravo”. O advogado Nelson Wilians diz que vai recorrer para que a Justiça reconheça que houve calunia e difamação.

COMITÊ 

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, e o diretor do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo, vão integrar o conselho de gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP —no total, serão dez membros. 

COMITÊ 2 

Os convites partiram do secretário da pasta, Sérgio Sá Leitão. A primeira reunião do grupo será no dia 22 de fevereiro, no MIS.

CORPO 

O coreógrafo canadense Édouard Lock está criando uma obra para a São Paulo Companhia de Dança. O novo trabalho é uma coprodução com o Festival Movimentos, na Alemanha, e terá pré-estreia em junho, em SP. 

PORTAS ABERTAS

O presidente do Itaúsa, Alfredo Setubal, e sua mulher, Rose, estiveram na abertura da exposição de Fernando Zarif na Luciana Brito Galeria, na semana passada. A mãe do artista, Rosemary Zarif, a diretora Bia Lessa, a colecionadora de arte Cleusa Garfinkel e o artista Guto Lacaz também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

Caco Cruz e Caio Castro inauguram a hamburgueria The Black Beef, no West Plaza. 

Anna Peliano, Fernando Schüler e Synesio Sampaio tomam posse no conselho administrativo da Fundação Bunge, no dia 28 deste mês. 

Samira Regina comanda tarde pré-Carnaval no Olaria Bar do Paraíso. Neste sábado, às 14h. 

A plataforma brasileira de inteligência artificial Speck concorre como melhor ferramenta baseada no sistema Watson, da IBM. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article First live photos of the Sony Xperia XA3 leak
Next article » Samsung Galaxy M30 dimensions and layout leaks