Imperador japonês Akihito cancela compromissos em razão de anemia cerebral

O imperador japonês Akihito, 84, sofre de anemia cerebral e teve de cancelar as atividades previstas para o dia, anunciou o governo do país nesta segunda-feira (2). De acordo com o porta-voz Yoshihide Suga, ele “precisa de descanso” e deverá manter repouso.

Com problemas de saúde nos últimos anos, Akihito deve deixar o cargo em abril de 2019, na primeira vez em 200 anos que um monarca abdica do seu posto no Japão. 

“Sua majestade, o imperador Akihito, sentiu-se repentinamente mal às 4h da manhã (18h de domingo, em Brasília), vítima de náuseas, tonturas e uma sudorese excessiva provocada por uma anemia cerebral”, disse o porta-voz Suga.

Segundo a Agência da Casa Imperial, a imperatriz Michiko –mulher de Akihito– teve de chamar o médico do palácio, que disse que os sintomas foram causados por fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro. Ele continua monitorando a saúde do imperador.

Akihito, 125º imperador do Japão, reina desde janeiro de 1989. Em 2017, o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, informou que ele deve deixar o cargo em 2019 em virtude de uma lei especial que o autoriza a abdicar. 

Nos últimos anos, o imperador enfrentou um câncer de próstata e foi submetido a uma cirurgia cardíaca.

Em agosto de 2016, Akihito fez um raro pronunciamento pela televisão, no qual colocou em dúvida a sua capacidade de continuar cumprindo, “de corpo e alma”, as obrigações relacionadas à sua função de “símbolo do povo e da unidade da nação”. 

Essa declaração foi então interpretada como um desejo de abdicar a favor de seu primogênito, o príncipe Naruhito, 58. 

A possibilidade não estava contemplada na legislação sobre a casa imperial. Por isso, aprovou-se uma lei excepcional que lhe permite abdicar, mas que não se aplicará a seus sucessores.

No Japão, o imperador tem a função de assinar diversos textos de lei, tratados e outros documentos transmitidos pelo governo, acompanhar diversas recepções e receber representantes de Estado estrangeiros.

A princesa do Japão Mako de Akishino, 26, neta mais velha de Akihito, anunciou no mês passado que viajará ao Brasil em julho para celebrar os 110 anos da imigração japonesa ao país.

Source link

« Previous article Caminhoneiros e Copa pesam sobre vendas de shoppings no 2º trimestre
Next article » Coordenador de Alckmin sugere Meirelles como candidato a vice