Hamilton colide com Vettel, frustra festa da Ferrari e vence em Monza

Lewis Hamilton deu um passo importante para o pentacampeonato mundial de Fórmula 1. Em um fim de semana que se desenhava favorável à Ferrari, o britânico superou o até então melhor ritmo dos italianos, ultrapassou Sebastian Vettel no início da disputa (com direito a uma colisão) e contou com a estratégia da Mercedes para vencer o GP de Monza.

Kimi Raikkonen chegou em segundo, enquanto Valtteri Bottas completou o pódio. Para frustrar a festa dos ferraristas em casa e alcançar o 68º triunfo na Fórmula 1, Hamilton aproveitou-se de um blefe da Mercedes, que fez a Ferrari mandar Kimi Raikkonen para os boxes.

Na 45ª volta, o britânico ultrapassou Raikkonen para não perder mais a corrida na Itália e abrir confortável diferença na disputa pelo título.

O resultado na casa da Ferrari deixa Hamilton com 256 pontos, 30 a mais do que Sebastian Vettel, quarto classificado neste domingo em Monza. A combinação deste domingo coloca o inglês com a maior vantagem de líder na temporada.

Com uma corrida de recuperação após largar em segundo e cair para último, depois de bater no britânico da Mercedes ainda na primeira volta, o alemão da Ferrari chegou em quinto na pista, mas acabou beneficiado pela punição de 5s imposta a Max Verstappen, da Red Bull. O holandês recebeu o castigo da direção de prova por manobra considerada ilegal contra Bottas.

O fim de semana se desenhava extremamente favorável à Ferrari com a dobradinha no treino de classificação. Especialmente Sebastian Vettel, vice-líder do Mundial, tinha a expectativa de esquentar o campeonato neste domingo.

Entretanto, bastou nem uma volta completa para a corrida do alemão se transformar em um drama —não só a prova, mas também o campeonato.

Logo na segunda chicane, Hamilton tocou no carro de Vettel, que procurou evitar a ultrapassagem quando o britânico já praticamente completara a manobra. O piloto da Mercedes seguiu para perseguir Raikkonen, enquanto o ferrarista perdeu a asa dianteira e precisou ir aos boxes.

A ida para o pit, somada com a queda para a última posição, modificou os planos de Vettel e da Ferrari para o GP de Monza. A partir da colisão com Hamilton, o alemão realizou uma corrida de recuperação para evitar um desastroso aumento de vantagem do inglês pela liderança.

Não demorou para Vettel figurar na zona de pontuação. Antes da 20ª volta, o piloto número 5 da Ferrari já aparecia na sétima colocação. Nesta recuperação inicial, o grande obstáculo enfrentado foi Sergio Perez, que, com um X, relutou a ceder naquele momento a oitava posição para o alemão.

Uma jogada de mestre marcou o desempenho da Mercedes como equipe neste domingo. Os mecânicos da equipe alemã começaram a se movimentar para realizar uma troca de pneus e despertaram a atenção da Ferrari, que chamou quase imediatamente o então líder Kimi Raikkonen.

Enquanto o finlandês parava, Hamilton prosseguiu na pista para assumir a primeira colocação e andar com a pista livre para sustentar a liderança no momento do pit stop. A ação facilitou a vitória do inglês em Monza.

Kimi Raikkonen sobrou na Ferrari nos momentos mais decisivos do fim de semana em Monza. Mesmo diante da estratégia da Mercedes que se mostrava certeira, o finlandês evitou na pista um desastre maior quando Hamilton andava na liderança da corrida deste domingo.

Na 29ª volta, o finlandês cravou a melhor volta da corrida, encostou em Valtteri Bottas e conseguiu evitar que Lewis Hamilton retornasse em vantagem dos boxes. As duas Mercedes e o número 7 da Ferrari brigariam pela vitória na parte final da corrida na Itália.

Raikkonen mirava o compatriota Bottas para assumir a ponta e deixar Hamilton de vez para trás. Todavia, o trabalhou realizado pelo finlandês da Mercedes atrapalhou completamente os planos do veterano da Ferrari.

Bottas segurou o ritmo da prova e permitiu a Hamilton rapidamente encostar no concorrente da Ferrari. Foram quase 37 voltas com os mesmos pneus da largada e um trabalho de segundo piloto bem executado.

Hamilton aproveitou a ajuda do companheiro para ultrapassar Raikkonen no 45º giro pelo circuito de Monza e guiar com pista limpa para triunfar. Vitória fundamental para o britânico na disputa pelo título mundial de Fórmula 1.

Confira os 10 primeiros na classificação da temporada:

Lewis Hamilton - (GBR) - Mercedes - 256 pontos Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari - 226 pontos Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari - 164 pontos Valtteri Bottas (FIN) - Mercedes - 159 pontos Max Verstappen (HOL) - Red  Bull - 130 pontos Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - 118 pontos Nico Hulkenberg (ALE) - Renault - 52 pontos Kevin Magnussen (DIN) - Haas - 49 pontos Sergio Perez (MEX) - Racing Point - 44 pontos Fernando Alonso (ESP) - McLaren -  44 pontos

Source link

« Previous article Bono, vocalista do U2, cancela show em Berlim após 'perda total de voz'
Next article » Após 20 anos, Bianca Rinaldi volta a 'Malhação' sem se importar em fazer personagem secundário