Guaidó volta à Venezuela para liderar manifestações contra Maduro

O líder oposicionista da Venezuela Juan Guaidó desembarcou no aeroporto internacional Simón Bolívar, que serve Caracas, às 12h22 (13h22 em Brasília) desta segunda-feira (4).

Sua chegada foi pacífica e não houve impedimentos para o seu desembarque em solo venezuelano, de acordo com a TV Venezuela, sediada em Miami, que transmitiu ao vivo do aeroporto.

“Seguimos na rua, seguimos mobilizados. Estamos aqui e estamos mais fortes. Vamos conseguir cessar a usurpação em breve na Venezuela”, disse Guaidó a um público eufórico que o recebeu no desembarque.

O oposicionista, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países (incluindo Brasil e EUA), avisou em seu Twitter que havia chegado, após passar pela alfândega, e acrescentou: "Entramos na Venezuela como cidadãos livres, que ninguém nos diga o contrário".
 

​Estavam presentes no aeroporto representantes diplomáticos da Alemanha, Holanda, Espanha, França e Chile. "Viemos para ajudar, para que o regresso [de Juan Guaidó] seja seguro”, disse o embaixador da Alemanha na Venezuela, Daniel Maitel Kriener.

Guaidó informou em seu Twitter que se dirigiria primeiro para Catia la Mar, cidade vizinha de Caracas, e depois iria para a capital, onde deve se encontrar com apoiadores que estão concentrados na praça Alfredo Sadel, no bairro de Las Mercedes, em um protesto convocado por ele no domingo (3), pelas redes sociais.

Proibido de deixar a Venezuela, o oposicionista saiu do país para participar de um concerto promovido pela oposição na cidade colombiana de Cúcuta no dia 22 de fevereiro. Após Maduro ordenar o fechamento da fronteira entre os dois países na noite desse mesmo dia, ele não conseguiu voltar. 

O político venezuelano passou a última semana viajando pela América Latina em busca de apoio para a condução de uma transição democrática. 

Com as contas bloqueadas pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), alinhado a Maduro, ele enfrentava a possibilidade de ser preso quando voltasse. 

Guaidó, que deixou a cidade equatoriana de Salinas no domingo, não informou onde estava no momento da transmissão e nem como faria para retornar. 

Source Link

« Previous article Carnaval já homenageou times, Zico, Ronaldo e mostrou sofrimento de Garrincha
Next article » Bolsonaro usa rede social para defender 'Lava Jato da Educação'