Gilmar Mendes cobra Guedes por resultado em investigação de dados vazados

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), voltou a cobrar de forma dura a equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, para que as investigações sobre o vazamento de seus dados fiscais cheguem a quem ordenou a devassa e às razões pelas quais ela foi feita.

 

SEM QUERER 

As explicações iniciais, de que o vazamento foi involuntário porque os dados foram repassados a uma empresa privada por engano, não satisfizeram Mendes —nem outras autoridades que também foram alvo de investigação.

CONTA OUTRA 

Para o ministro, as explicações são “historietas” para encobrir as reais motivações de seus dados terem sido não apenas escarafunchados como também tornados públicos.

PISTOLA 

Na cobrança à equipe de Guedes, ele disse que a Receita teve, no caso, um papel de “órgão de pistolagem”.

NA LEI 

O secretário especial da Receita, Marcos Cintra, tem afirmado que não vê a instituição com a mesma severidade do ministro do STF. E que ela apenas procura cumprir suas atribuições, previstas em lei.

PATRIMÔNIO 

Juca de Oliveira considera “um absurdo” a condenação do apresentador Danilo Gentili à prisão por xingamentos que fez à deputada Maria do Rosário (PT-RS). “É liberdade de expressão! Ele é um gênio, um patrimônio nacional!”, afirma o ator. 

AMIGO 

“Ele tem a inteligência do intérprete, representante do teatro, da comédia, do jornalista excepcional. Sou absolutamente contrário [à sentença]. Ele é meu amigo, adoro ele”, segue Juca.

AMIGA 

A apresentadora Adriane Galisteu faz coro a Oliveira. “Era o que nos faltava: ficar prendendo quem faz piada, humor. Vou lá na frente da cadeia pedir pra livrar o Danilo.”

LIMITE 

A condenação provocou ampla discussão e dividiu opiniões. A professora de direito Marina Coelho Araújo, por exemplo, escreveu na Folha que também o humor deve “respeitar as regras do Estado democrático de Direito. Caso contrário, seria atribuir imunidade desigual aos que são mais engraçados”.

SELEÇÃO DE 2018

O Festival Sesc Melhores Filmes começou na semana passada, em SP. A diretora Beatriz Seigner, a produtora Zita Carvalhosa e o programador Adhemar Oliveira compareceram. No evento também estiveram os atores Francisco Gaspar e Tuna Dwek e a distribuidora de filmes Silvia Cruz. 

ESCOLHA 

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, ganhou o apoio dos países de língua portuguesa para se transformar em patrimônio mundial da Unesco. A decisão foi tomada durante a 11ª Reunião dos Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Cabo Verde, na África. 

ESCOLHA 2 

“Não era uma das pautas, mas conseguimos articular a aprovação dos países nesse importante pleito do Brasil”, diz Felipe Sigollo, chefe da delegação brasileira no encontro. 

ESCAVAÇÃO 

Uma equipe do Museu Nacional, do Rio, vai para o Egito em maio. Os pesquisadores vão atuar no estudo e restauração de uma tumba que pertencia a Neferhotep, integrante da elite do país em 1323 a.C.

INTERCÂMBIO 

Serão sete pesquisadores brasileiros que vão trabalhar com equipes da Universidade de Buenos Aires (Argentina), da Universidade de Chieti e Pescara (Itália) e da Fundação Gerda Henkel (Alemanha).

TURISMO 

A tumba de Neferhotep, está próxima à margem oeste do rio Nilo e se destaca pela decoração única. Ela será aberta ao público ao fim do trabalho do grupo de pesquisadores.

NOVO SOL 

O Museu da Imigração Japonesa, na Liberdade, centro de São Paulo, será reinaugurado após um ano de reformas. A abertura será realizada no dia 30 deste mês. 

SOL 2 

A data marca a véspera do início da nova era imperial japonesa, que começa no dia 1º de maio com a abdicação do atual imperador, Akihito. 

SIM, NÓS PODEMOS 

A jornalista Raquel Landim, da Folha, lança em maio o livro “Why Not?”, que conta a história da JBS, desde a sua origem até o polêmico acordo de delação premiada dos donos da empresa. 

O título faz referência ao nome de um iate comprado por Joesley Batista.

SÍMBOLO 

A obra conta bastidores inéditos da gravação que Joesley fez com o presidente Michel Temer no porão do Palácio do Jaburu. Revela o temor do empresário de ser descoberto e a certeza que tinha de que o presidente e seu grupo político estavam querendo entregá-lo a Operação Lava Jato como um símbolo do capitalismo do PT.

RODA DE CONVERSA

Os deputados federais Alexandre Padilha e Fernando Monteiro participaram de um debate sobre a reforma da previdência na quinta (11), em SP. O evento foi promovido pelos movimentos Política Viva, de Rosangela Lyra, e Poder do Voto, de Paulo Dalla Nora Macedo. O odontologista Laércio Vasconcelos esteve lá. 

CURTO-CIRCUITO

Os gêmeos franceses Julien Porisse e Liam Porisse estreiam nesta segunda (15) a sua primeira exposição juntos, no Centro Brasileiro Britânico. 

Caio Luiz de Carvalho, diretor geral do Canal Arte1, participa nesta segunda do painel do Encontros de Cinema, do Instituto Cultural Itaú, no Rio. Às 17h30. 

A produtora Roteiraria apresenta nesta segunda (15) 18 projetos audiovisuais inéditos. 

O espaço opHicina inaugura a exposição “O.X.E.S”, em SP. Na terça (16), às 19h. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Week 15 in review: Galaxy A80, A20e, Oppo Reno are here
Next article » Cidades também devem ser projetadas para os deficientes auditivos