Fux deve derrubar liminar que garante auxílio-moradia

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve revogar as liminares que concedeu em 2014 garantindo o pagamento de auxílio-moradia aos juízes federais. A medida pode ser tomada no mesmo dia em que Michel Temer sancionar o aumento de 16,3% dos salários da corte.

DÁ CÁ 

O aumento para o STF é estendido automaticamente aos juízes federais, compensando a perda do benefício.

PRESSA 

A solução foi discutida internamente no tribunal e também com o governo de Temer. Ela seria mais rápida do que o debate do tema no plenário do STF.

PRESSA 2 

Atenderia também a apelos do presidente da República, que resiste em aprovar o aumento sem contrapartida imediata do tribunal.

 

SEM PARAR

Em cartaz com “Natal Mágico”, no Teatro Bradesco, o diretor de musicais Billy Bond vai estrear em janeiro o espetáculo “Cinderela”; no mesmo mês haverá a reestreia do seu “Um Dia na Broadway”. 

AMPULHETA 

A imagem de Lula, envelhecido, prestando depoimento à Justiça na quarta (14) impressionou juízes de tribunais superiores em Brasília.

DOUTORA 

Os trechos considerados mais deprimentes foram aqueles em que a juíza que substituiu Sergio Moro faz reprimendas ao ex-presidente.

DE VOLTA 

A ideia de prisão domiciliar para Lula voltou a ser discutida em gabinetes, embora seja considerada remota.

ARQUIVO 

Ela foi aventada há alguns meses. Mas, com a alteração da composição das turmas do STF, acabou temporariamente arquivada.

SEGUE 

A exoneração de Sergio Moro da magistratura não acalmou os ânimos no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Alguns de seus integrantes defendem que os procedimentos contra ele não perdem o objeto. E que as acusações de que atuou politicamente como juiz devem ser, sim, 
investigadas.

GAVETA 

O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, decidirá nesta semana se arquiva os procedimentos, se segue com eles no conselho —ou se envia tudo para o Ministério Público Federal.

GAVETA 2 

Se ele arquivar, os denunciantes podem recorrer e o plenário terá a palavra final.

DIVERSIDADE

O documentário “Bixa Travesty”, sobre a cantora Linn da Quebrada, foi exibido na abertura do 26º Festival Mix Brasil, na semana passada, no Auditório Ibirapuera. A cantora Assucena Assucena, o diretor Kiko Goifman e o diretor do festival, Andre Fischer, compareceram.  

MALABARISMO 

A ideia do grupo de Jair Bolsonaro de revogar a PEC da bengala, que adiou a aposentadoria de ministros do STF de 70 para 75 anos, é uma guinada: em 2015, ele e o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, votaram a favor da medida.

O QUE EU FALO 

Na época, a ideia era impedir que o PT, então no governo, nomeasse cinco ministros para o 
lugar dos que se aposentariam por idade.

O QUE EU FAÇO 

Como Bolsonaro ganhou, seus apoiadores querem revogar a medida. Assim, ele indicaria ao menos quatro magistrados até 2022.

REFORMA 

O colegiado do Condephaat, conselho estadual de patrimônio, deliberou aprovar, por unanimidade, o projeto de escoramento e manejo da árvore localizada no interior do Teatro Oficina, em SP. O esboço também prevê a demolição parcial de uma das paredes, próxima ao tronco, e a ampliação do janelão.

BIS 

A cantora Vanessa da Mata vai lançar uma versão para a canção “Apenas Mais uma de Amor”, de Lulu Santos, no dia 23 de novembro, nas plataformas digitais. O single será acompanhado de um vídeo gravado nas ruas de Nova York.

DOSE... 

O Instituto Moreira Salles traz ao Brasil a primeira mostra dedicada exclusivamente às videoinstalações do cineasta e artista alemão Harun Farocki. 

... DUPLA 

Intitulada “Harun Farocki: Quem É Responsável? (Observação e Controle)”, a mostra apresentará 13 obras na sede carioca, a partir de fevereiro, e outras seis no IMS Paulista, em setembro.

VÍDEO 

A artista Brígida Baltar, ao lado do produtor Jocelino Pessoa, organiza pela primeira vez sua produção audiovisual —incluindo fitas inéditas de arquivo pessoal. 

VÍDEO 2 

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o projeto prevê ainda a edição de filmes e a impressão de um livro retrospectivo, mostrando o processo 
da artista.

BATISMO 

A escola estadual Parque Continental Gleba 1, de Guarulhos, passará a se chamar escola estadual Tomie Ohtake —a escolha foi de professores, alunos e pais. O presidente do Instituto Tomie Ohtake e filho da artista, Ricardo Ohtake, participará de evento que celebra a troca de nome, no dia 10 de dezembro.

É PIQUE, É PIQUE

A cantora Elza Soares se apresentou na festa de comemoração de cinco anos da produtora Pardieiro, realizada no Cine Joia, na semana passada. A cineasta Tata Amaral passou por lá. 

CURTO-CIRCUITO

A finlandesa Molla Mills faz workshops de crochê com fios da marca brasileira Pinguoin. Na quarta (21) e na quinta (22), na Novelaria, na Vila Madalena. 

O UPMC Children’s Hospital de Pittsburgh, nos EUA, batizou uma sala em homenagem ao cirurgião cardíaco José Pedro da Silva, da Beneficência Portuguesa. 

Daniel Atar, presidente da organização Keren Kayemet LeIsrael vem ao Brasil para a apresentação do cantor Rami Kleinstein que ocorre nesta terça, às 20h, na Hebraica. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO. B. SORAGGI  e VICTORIA AZEVEDO

Source link

« Previous article Venezuelanos deixam smartphones em casa com medo de violência nas ruas
Next article » Corpo de mãe e corpo de mulher