Folha realiza pré-estreia e debate do filme "Tunga"

A Folha fará no dia 8 (quarta-feira) uma pré-estreia do documentário “Tunga: O Esquecimento das Paixões”, em parceria com o Espaço Itaú de Cinema. O filme é uma cinebiografia do primeiro artista contemporâneo do mundo — e o primeiro brasileiro — a expor no museu do Louvre, em Paris

Considerado um dos artistas contemporâneos mais importantes no Brasil, Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, seu nome verdadeiro, transitou entre a escultura, a performance, o cinema e o desenho. Aos 22 anos, em 1974, fez sua primeira mostra individual, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Tunga morreu em 2016, em decorrência das complicações de um câncer de garganta. Hoje, sua obra ocupa duas galerias permanentes no museu Inhotim, em Brumadinho (MG), e integra o acervo do museu Guggenheim nas unidades de Nova York e Veneza.

O documentário é narrado pela cantora Marina Lima e traz depoimentos de Bernardo Paz, fundador de Inhotim, do artista Miguel Rio Branco e do crítico Paulo Sergio Duarte, entre outros. Trata-se do segundo filme de Miguel de Almeida, que dirigiu o longa “Não estávamos ali para fazer amigos”, lançado em 2015.

Amigo de Tunga, Almeida começou a produzir o filme antes da morte do artista. O nome inicial era “Tunga e as Aventuras Cabralinas”. “Ele sempre fez um trabalho pertencente ao mundo, a partir de referências colhidas na especificidade dos materiais, por vezes em suas próprias excentricidades, no lúdico, e solidamente amparado numa visão filosófica da arte”, escreveu o diretor na Folha em 2016. “Porque sempre teve uma sede exuberante pela vida.”

Após a exibição, haverá um debate entre Miguel de Almeida e o cineasta Ugo Giorgetti. A mediação será de Gustavo Fioratti, repórter da Ilustrada.

O evento é gratuito e começa às 20h, no Espaço Itaú Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, 3º andar – Consolação). Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema com uma hora de antecedência.

Source Link

« Previous article Microsoft pode estar a preparar Minecraft em realidade aumentada
Next article » Honor 20 Pro camera specs leak in detail: dedicated there's a macro camera