Folha e outras 23 Redações se juntam para combater notícias falsas no país

No dia 28 de junho, a Folha e outras 23 organizações brasileiras de mídia lançaram a plataforma Comprova, destina à checagem de notícias falsas, conteúdo forjado e manipulações em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens privadas relacionados às eleições presidenciais deste ano.

O projeto é coordenado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), ONG dedicada ao aprimoramento da prática jornalística.

Jornalistas dos veículos participantes vão conferir a veracidade de material suspeito enviado pelo público por redes sociais e WhatsApp, além de monitorar as redes em busca de conteúdo falso e com grande visibilidade. Depois de checados por ao menos três empresas integrantes da coalizão, os resultados serão publicados na página da plataforma.

A iniciativa integra um movimento mundial contra as fake news. No mesmo dia, França, Reino Unido e Alemanha lançaram plataformas semelhantes que, assim como o Comprova, são orientadas pelo FirstDraft, núcleo da Universidade Harvard (EUA) especializado em buscar estratégias para combater informações falsas.

As empresas Google e Facebook, que também apoiam o projeto, se comprometeram a reduzir o alcance desse tipo de material.

A Folha abriu um canal para que leitores enviem material para análise. Envie o conteúdo, seja áudio, texto, imagem ou vídeo, pelo Whatsapp para o número (11) 99490-1649.

Mais informações sobre a iniciativa e as empresas participantes podem ser encontradas nesse link.

Source link

« Previous article Serviço de inteligência russo ajuda seleção francesa a evitar espiões
Next article » Meirelles cita Lula e diz que foi responsável pela boa fase do governo petista