Evento da FGV no Rio debate o fortalecimento da democracia na era digital

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza em sua sede no Rio de Janeiro, no dia 24 (sexta-feira), o debate “Digitalização e democracia: como fortalecer a democracia no Brasil e na Europa para a era digital?”. O evento é organizado em parceria com a Embaixada da Alemanha.

Estarão no debate Marco Aurelio Ruediger, chefe da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV e colunista da Folha durante as eleições, Ivar Hartmann, professor de direito da faculdade, e Jeanette Hofmann, professora do Instituto Weizenbaum (Alemanha). A mediação será feita pela ombudsman da Folha, Flavia Lima.

Para o professor Hartmann, a sociedade teve uma reação inicial de euforia com relação à internet como ferramenta democrática, nos anos 1990 e 2000, e agora vive uma fase de pessimismo com a rede.

Como a passagem para a era digital é “um fenômeno sem volta”, no entanto, o principal desafio agora é criar um novo modelo de moderação da informação que circula na internet. “O antigo modelo, feito para uma sociedade de comunicação em massa, não funciona mais”, diz.

Hartmann cita como um modelo inviável de moderação as análises de caso a caso, ferramenta usada pelo Facebook para combater as notícias fraudulentas, devido ao fluxo de informação gigantesco que circula na internet. No entanto, ainda não há uma alternativa a isso. “No primeiro momento, ninguém se importava muito com a moderação [na internet]. Agora está claro que alguma coisa é precisa.”

O evento ocorrerá no auditório da sede da FGV no Rio no dia 24 de maio, às 10h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Source Link

« Previous article HTC might be exiting the Chinese market soon
Next article » Prefeito de NY vê doações sob escrutínio exame ao decidir pré-candidatura à Casa Branca