EUA classificam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a Guarda Revolucionária do Irã como uma organização terrorista estrangeira nesta segunda-feira (8). A Guarda, também conhecida pela sigla IRGC, é uma força militar de elite do governo iraniano. 

"A IRGC é o principal meio do governo iraniano para dirigir e implementar sua campanha terrorista global", disse o presidente dos EUA, Donald Trump, em comunicado.

"Se você está fazendo negócios com a IRGC, você estará financiando o terrorismo", afirmou Trump.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que a medida deve entrar em vigor em uma semana. 

É a primeira vez que Washington classifica formalmente uma força militar de outro país como um grupo terrorista.

Críticos da medida alertaram que a medida poderia levar governos hostis aos EUA a adotar medida similar contra funcionários de inteligência e militares norte-americanos. 

Os Estados Unidos já haviam criado sanções contra dezenas de entidades e pessoas ligadas à Guarda Revolucionária, mas não à organização como um todo.

No domingo (7), quando havia rumores de que os EUA tomariam esta decisão, o Irã prometeu tomar medidas recíprocas caso a medida se efetivasse. 

"Responderemos a qualquer ação tomada contra esta força com ação recíproca", afirmaram 255 dos 290 parlamentares iranianos em uma declaração, segundo a agência estatal IRNA.

"Então os líderes da América, que são eles mesmos criadores e apoiadores de terroristas na região [do Oriente Médio], irão se arrepender dessa ação inapropriada e idiota".

O ministro das Relações Exteriores do Irã disse no domingo que autoridades dos EUA querem "arrastar os EUA para um pântano" em nome do premiê israelense, Binyamin Netanyahu. Israel e Irã são arqui-inimigos no Oriente Médio

"Apoiadores de Netanyahu que há muito tempo buscam a designação FTO (Organização Terrorista Estrangeira) para a IRGC entendem complemente as consequências para forças dos EUA na região. Aliás, eles buscam arrastar os EUA para um pântano em nome dele", disse o ministro Mohammed Javad Zarif no Twitter. "@RealDonaldTrump deveria ser mais esperto e não ser ludibriado para outro desastre dos EUA."

Source Link

« Previous article Em 100 dias, Bolsonaro usa rede social como palanque virtual
Next article » Bolsonaro anuncia Abraham Weintraub para lugar de Vélez na Educação