Equador detém programador associado a Assange

O governo do Equador afirmou nesta sexta-feira (12) que mantém detido um programador ligado ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, preso em Londres na quinta.

A ministra do Interior, Maria Paula Romo, afirmou que Ola Bini pode ser indiciado por acusações relacionadas à interferência em comunicações privadas.

Bini vive em Quito, segundo Romo, visitou Assange diversas vezes na embaixada equatoriana em Londres, onde Assange viveu nos últimos sete anos.

Nas últimas semanas, o presidente Lenín Moreno acusou o WikiLeaks e Assange de violação de sua privacidade pela publicação de fotos de sua família. O WikiLeaks nega a acusação e diz que Moreno tentava impedir a revelação de documentos com acusações de corrupção contra ele.

"Ele está detido para fins de investigação. É uma detenção que aconteceu nas últimas horas, ordenada por juízes e requisitada por procuradores", afirmou Romo. "Essa pessoa é muito próxima ao WikiLeaks."

Em seu site, Bini se descreve como um desenvolvedor de softwares que trabalha para o Centro de Autonomia Digital, baseado em Quito. Não há menção ao WikiLeaks. 

Romo afirmou que dois cidadãos russos também estão sendo investigados mas não foram detidos. 

Source Link

« Previous article Latest Realme 3 Pro teaser is all about the speed
Next article » Corinthians e Fla duelam nos playoffs do NBB com pretensões distintas