Emprego: afinal os robots vieram para o ajudar e não para "roubar" empregos

São muitos aqueles que apontam a substituição da mão-de-obra humana nas empresas pela Inteligência Artificial como um facto inevitável, mas um estudo da Michael Page indica que vai ser sempre necessária a intervenção humana.

As preocupações com a Inteligência Artificial (IA), mais propriamente com a evolução desta tecnologia e dos problemas que pode vir a causar, têm sido largamente ampliadas por personalidades como Elon Musk. O robot humanóide Sophia chegou mesmo a garantir, no Web Summit do ano passado, que “não vos vamos fazer mal, mas vamos tirar-vos os empregos”.

Ainda que os avanços na IA estejam a dar origem a uma nova geração de chatbots inteligentes, com um quarto da população total do Reino Unido a já ter interagido com um chatbot, percentagem que se espera aumentar para os 50% até 2020, um estudo da consultora Michael Page indica que a previsão é que os robots não vão substituir a força humana.

A investigação Future First, levada a cabo em parceria com os analistas de tendências Foresight Factory, destaca que, embora seja esperado um mundo cada vez mais automatizado e não se deva descartar a importância do contributo da IA em funções básicas e tarefas repetitivas, a inteligência emocional será sempre um factor diferenciador.

“Antecipamos que a interação e a empatia serão competências pessoais altamente diferenciadoras e valorizadas pelos recrutadores”, refere Vasco Teixeira,  diretor de Tecnologias de Informação da Michael Page.

O estudo Future First identifica as principais tendências do mercado de trabalho do futuro de forma a antever o que estas tendências irão brevemente significar para as competências necessárias nas funções em sectores laborais essenciais.

Source link

« Previous article Samsung to see an 18% increase in profits in Q3 2018
Next article » Votar em partido pode não ser um bom negócio em eleição para deputados