Embate entre STF e PGR leva apreensão à cúpula do Congresso; Dodge queima pontes com Supremo

Cegos em tiroteio O embate do Supremo com a procuradora-geral, Raquel Dodge, foi acompanhado com apreensão pela cúpula do Congresso e presidentes de partidos. O clima de vale tudo e de crise institucional, dizem, neste momento só parece útil à ala mais radical do bolsonarismo. Os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes sinalizam que não vão retroagir, mesmo sob forte artilharia. Dodge, antes já muito criticada no MPF, fez gesto à própria categoria, mas perdeu o apoio que tinha no STF.

Onça com vara curta Os termos usados por Dodge liquidaram qualquer chance de sucesso do pleito da PGR no Supremo. Ela escreveu que determinava o arquivamento do inquérito aberto pela corte para apurar ofensas e fake news –e que tornava nulas decisões de Alexandre de Moraes.

Fora de forma Procuradores de alas críticas a Dodge dizem que ela “fez o que tinha que fazer, mas tarde e menos do que o esperado”. Para eles, a PGR tinha que ter entrado de sola assim que o STF instalou o inquérito, em março. Além disso, avaliam, precisava ter chamado a apuração para si, e não dizer que daria fim a ela.

Tudo ou nada Para integrantes do STF, Dodge agiu sob pressão interna, após procuradores serem chamados a prestar explicações. Às vésperas da escolha do novo PGR, ela vinha recebendo guarida de alguns integrantes do Supremo, mas queimou pontes ao tentar arquivar o inquérito da corte.

Espada e escudo O vice-procurador-geral, Luciano Mariz Maia, defende a ação da PGR. Diz que, após o Supremo ter optado por ignorar questionamentos sobre o processo e por não consultar a Procuradoria, coube ao órgão “zelar pela dignidade de suas funções e da Justiça” e ser o “guardião das garantias”.

Ponto com nó Um ministro do STJ aposta que Toffoli e Moraes não mergulhariam em tal cruzada contra procuradores, sob forte desgaste público, sem indícios de que há espaço para questionar a atuação de integrantes do MPF.

Dois gumes O envio do documento em que Marcelo Odebrecht cita Dias Toffoli à PGR abre espaço para 1) Alexandre Moraes derrubar a censura que impôs à revista Crusoé e 2) a PGR avaliar a menção ao presidente do STF.

Devagar com o andor… A cúpula do DEM entrou em campo para segurar deputados do partido que estavam ajudando siglas da oposição e do centrão a travar a tramitação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

…que o santo é de barro Diante de apelos, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Casa, entrou na pista para reorganizar o jogo e diminuir a má vontade das outras legendas com o PSL e o Planalto.

Padrinho Líderes do centrão fizeram questão de dizer a aliados do governo que só estavam sentando para conversar em consideração ao presidente da Casa.

No escurinho Em reunião com o Planalto e a equipe econômica, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, ouviu críticas por ter divulgado a mudança no preço do diesel. Integrantes do governo disseram que ele deveria ter reajustado os valores sem chamar tanta atenção.

Estreia A eleição de Edio Lopes (PR-RR) para a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência foi vista como a primeira derrota de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Trave O filho do presidente comanda o colegiado e era visto como patrocinador da candidatura de Aloysio Mendes (Pode-MA), derrotado por um voto. A articulação envolveu várias siglas, com Aécio Neves (PSDB-MG) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) à frente.

Visita à Folha Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), visitou a Folha nesta terça-feira (16). Estava acompanhado de Isabela Abdala, assessora de imprensa.

TIROTEIO

Ao abrir inquérito de contornos penais alegando tratar de matéria interna, o STF criou crise para ele e os demais Poderes

De Gilson Dipp, ministro aposentado do STJ, sobre a polêmica investigação de fake news e ofensas instalada pelo Supremo

Source Link

« Previous article Anarcocapitalismo, o ideal desconhecido
Next article » Destroços de Notre-Dame evocam a frágil situação do Ocidente