Em plebiscito, Calgary rejeita candidatura aos Jogos de Inverno de 2026

As esperanças de Calgary de sediar a Olimpíada de Inverno de 2026 foram frustradas nesta terça-feira (14), quando os cidadãos votaram majoritariamente contra a candidatura da cidade do oeste canadense.

Mais de 56% dos eleitores votaram “não” no plebiscito –uma vantagem surpreendente, já que os dois lados acreditavam em uma disputa acirrada na cidade que sediou os Jogos de Inverno de 1988.

Após o alto comparecimento, que rendeu 340 mil votos e refletiu o interesse no plebiscito, os resultados oficiais mostraram que 132.832 pessoas apoiaram e 171.750 rejeitaram uma candidatura de Calgary a sede dos Jogos.

O desfecho foi mais um golpe no Comitê Olímpico Internacional (COI), que tem visto o interesse em sediar o evento multiesportivo diminuir dramaticamente após seu tamanho e custo dispararem.

A votação de Calgary deixou a sueca Estocolmo e uma proposta italiana envolvendo Milão e Cortina d’Ampezzo como os únicos candidatos ainda no páreo.

A cidade suíça de Sion, a japonesa Sapporo e a austríaca Graz desistiram no início deste ano, e no mês passado a turca Erzurum foi eliminada do processo seletivo pelo COI, que escolherá a melhor proposta em junho de 2019.

Embora o plebiscito de Calgary não tenha caráter obrigatório, o conselho municipal de 15 membros deve respeitar a decisão quando se reunir na segunda-feira (19) para decidir se leva adiante a candidatura.

A Calgary-2026 e o Comitê Olímpico do Canadá (COC) admitiram que o povo manifestou sua vontade.

Pequim sediará a próxima Olimpíada de Inverno, em 2022.

Source link

« Previous article Não é hora de colocar o pijama ainda, disse futuro ministro da Defesa em 2013
Next article » Que diabos aconteceu com o Brasil?