Em meio a queda de braço, número dois da PGR defende Dodge e ataca associação

Luta livre Com a procuradora-geral, Raquel Dodge, sob ataque de diversas alas da corporação, o número dois da PGR, Luciano Mariz Maia, se levanta para condenar ofensiva da entidade que representa os investigadores. Para ele, o presidente da ANPR, José Robalinho, errou ao censurar a decisão de Dodge de ir ao STF contra a fundação que a Lava Jato tentava criar. “Todos respeitamos o direito de a associação se expressar como quiser, mas, neste caso, a posição foi corroborada por um ministro”, diz.

Para entender A tentativa da Lava Jato de Curitiba de criar uma fundação com dinheiro recuperado da Petrobras abriu fenda inédita na imagem de seus protagonistas e foi alvo de dura reprimenda no Supremo. A pedido de Dodge, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu na sexta (15) o acordo que viabilizava a entidade.

Seu lugar A ANPR criticou a iniciativa da procuradora-geral. “A associação, em princípio, se coloca na reivindicação de pautas corporativas e na defesa de agressões contra seus associados, mas não é comum a censura de escolhas que o procurador natural tenha feito”, rebate Maia.

Seu lugar 2 Para o vice-procurador-geral, ao censurar o dispositivo escolhido por Dodge, Robalinho tentou “substituir a procuradora no seu mandato junto ao STF”. Ele diz que o MPF é um ambiente plural, mas que “a conduta exigida é de respeito às posições divergentes e de trabalho para a construção de consenso”.

Sem retorno A ANPR segue disposta a questionar a atuação de Dodge e vai pedir para acompanhar formalmente a ação da PGR contra a Lava Jato. Com isso, poderá fazer manifestações e memoriais.

Autocombustão A disputa a céu aberto no MPF está no radar do STF. Dodge recebeu elogios de três ministros na sessão de quinta (14). Um integrante do tribunal diz que os procuradores “vão se consumir sozinhos” se mantiverem a temperatura alta.

Dispenso A solidariedade do STF a Dodge não a ajuda entre os pares. Procuradores que atuam em outras frentes de investigação, que não a Lava Jato em Curitiba, veem no inquérito aberto pelo Supremo contra fake news um ataque sem precedentes ao MPF.

Deu ruim Na última reunião da cúpula do DEM, semana passada, o governador Ronaldo Caiado (GO) tentou abrir discussão sobre o apoio formal do partido ao governo de Jair Bolsonaro. Não deu certo.

Deu ruim 2 Segundo um dirigente da sigla, se a proposta fosse à votação, seria derrotada por 35 votos contra 5. A situação é essa no DEM, a única legenda com assento no Congresso que tem três representantes chefiando pastas na Esplanada dos Ministérios.

Eu sou você amanhã? Aliados de Onyx Lorenzoni (Casa Civil) relataram que, durante a viagem dele para a Antártida, na semana passada, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), usou o gabinete e a cadeira do ministro para despachar com deputados no Planalto.

Microfone Aliados do ex-governador Geraldo Alckmin defendem que ele fique com o comando do Instituto Teotônio Vilela, a fundação do PSDB, quando seu mandato à frente da legenda terminar. Ele desconversa, mas entusiastas da ideia dizem que seria importante para “fazer um contraponto quando necessário”.

Melhor prevenir… Depois do massacre em Suzano (SP), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, decidiu antecipar o lançamento do programa Escola Segura, uma promessa de campanha. Pela proposta, cada escola pública terá um PM destacado para auxiliar na segurança. O edital será lançado nesta segunda (18).

… do que remediar Os policiais militares que forem convocados –a maioria será de aposentados– farão cursos de requalificação e estarão integrados ao comando de policiamento regional. Na primeira fase, cem escolas de Foz do Iguaçu e Londrina devem ser contempladas.

TIROTEIO

Lamentável que no lugar de discutir medidas para melhorar a educação básica, o MEC se perca em debates ideológicos

De Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, sobre o embate entre o atual titular da pasta, Ricardo Vélez, e Olavo de Carvalho

Source Link

« Previous article Counterclockwise: periscope cameras are old news, optical zoom dates back to 2004
Next article » Bottas domina GP da Austrália e vence na abertura da temporada da Fórmula 1