Em livro juvenil, protagonista precisa lidar com violência do racismo

30/06/2018 - 17h29

Publicado pela Galera Record, "O dio que Voc Semeia", de Angie Thomas, inspirado na morte do jovem negro Oscar Grant, baleado por um policial branco dentro de uma estao de metr em Oakland, na Califrnia, em 2009.

No livro, Starr, uma garota negra de 16 anos que vive em uma comunidade controlada por gangues, v o melhor amigo, tambm negro e desarmado, ser assassinado.

O conflito vai alm. E a trama discute racismo e falta de oportunidades para a comunidade negra.

A histria acompanha os dilemas de Starr, que, com os irmos, estuda numa escola de elite, em outro bairro, onde a maioria dos alunos branca. Suas duas melhores amigas de l so brancas. Ela tambm tem um namorado branco. Quando est com eles, tenta ser uma outra Starr, evita os palavres, qualquer gria que possa associ-la ao gueto e qualquer gesto que possa parecer violento.

Depois da morte de Khalil, seu amigo, Starr est mais sensvel. Ela identifica racismo nas falas de uma de suas amigas. Com a insistncia de seu tio policial, vai depor na delegacia. Conhece uma advogada, Ofrah, que trabalha numa instituio de defesa dos negros. Mas no quer contar para todo mundo que ela a testemunha-chave do caso. Nem para seu namorado, que no entende suas reaes.

A jovem protagonista quer ser s uma adolescente que ama Harry Potter e os jogos de basquete da NBA. Mas, a cor de sua pele e o lugar de onde vem impem a ela dilemas que no podem ser ignorados. Quais atitudes tomar?

Angie Thomas nasceu, foi criada e ainda vive em Jackson, no Mississipi. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Right-On Magazine (com foto). bacharel em Creative Writing pela Belhaven University e possui um diploma no oficial em Hip Hop. "O dio que Voc Semeia" seu romance de estreia, foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books e alcanou o primeiro lugar na lista do "New York Time". O livro ser adaptado para o cinema, pela Fox.

*

O DIO QUE VOC SEMEIA
AUTORA Angie Thomas
EDITORA Galera Record
QUANTO R$ 38,90 (preo promocional*)

* Ateno: Preo vlido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Cavani marca dois, e o Uruguai elimina Portugal de Cristiano Ronaldo
Next article » Cavani marca dois, e Uruguai elimina Portugal de Cristiano Ronaldo