Em conversa telefônica de meia hora, Trump e AMLO falam de imigração e comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversaram por cerca de meia hora por telefone nesta segunda-feira (2), dia seguinte da vitória do esquerdista nas eleições presidenciais mexicanas. 

"Acabo de falar com o presidente eleito do México", afirmou Trump aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.

"Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira", acrescentou, em meio à tensão criada pela dura posição de Washington em relação aos imigrantes ilegais.

Ele disse que durante a conversa mencionou a possibilidade de um acordo de comércio entre os EUA e o México. 

A seguir, AMLO deu sua versão da conversa nas redes sociais, afirmando que sugeriu um acordo abrangente para criar empregos, diminuir a imigração e melhor a segurança. 

"Propus a análise de um acordo global; projetos de desenvolvimento que gere empregos no México e, paralelamente, reduza migração e melhore a segurança", escreveu no Twitter.​

AMLO disse que o tom da conversa foi respeitável e que representantes dos dois governos irão se encontrar.

Além da questão da imigração —e do muro que Trump quer construir na fronteira com o México— os dois países têm pela frente duras discussões comerciais.

O governo americano busca renegociar o Nafta (acordo de livre comércio da América do Norte, que inclui ainda o Canadá), que diz desfavorecer os americanos. AMLO diz que quer manter seu país no acordo, desde que o México continue sendo beneficiado.

Source link

« Previous article Único duelo entre Brasil e Bélgica em Copas foi na rota do penta, em 2002
Next article » Com Brasil e México, Globo iguala segunda maior audiência da Copa