Em canal no YouTube, arqueóloga brasileira fala sobre o Antigo Egito

Márcia Jamille passa o dia falando sobre pirâmides, faraós e deuses com corpo humano e cabeça de animal. Aos 31 anos, essa jovem brasileira administra o site Arqueologia Egípcia há mais de uma década e criou, em 2014, um canal de mesmo nome no YouTube, em que já publicou dezenas de vídeos sobre o Antigo Egito. Não tem uma horda de seguidores, como alguns dos youtubers comediantes de sua geração — mas já são impressionantes 14 mil fãs interessados no assunto.

Nascida em Aracaju, Jamille é bacharel e mestre em arquelogia pela Universidade Federal de Sergipe. Em uma entrevista recente à agência de notícias Anba, ela conta como se apaixonou pelo Antigo Egito aos 13 anos, durante uma aula. “A professora de história passou um documentário. Foi simplesmente amor à primeira vista”, disse. Jamille colecionou revistas e recortes e começou a produzir seu próprio conteúdo. Seu canal de YouTube tem hoje o selo ScienceVlogsBrasil, que monitora a qualidade da divulgação científica feita na internet.

“Eu tenho uma ‘sala de aula’ com milhares de pessoas que são tanto as que visitam o site como as que assistem o canal”, ela disse à Anba. “Posso não estar escavando no momento, mas ao menos posso estar acendendo a fagulha em alguém por aí que está começando a amar a arqueologia e, quem sabe, será uma futura ou futuro arqueólogo.”

Em um de seus vídeos, por exemplo, Jamille fala sobre os brinquedos do Egito Antigo. Em outra gravação, ela explica a preparação e o uso religioso da cerveja. Ela também comenta a importância dos gatos — animais que eram considerados sagrados àquela antiga civilização.

Em paralelo, Jamille segue com sua carreira acadêmica em formatos mais tradicionais. Ela publicou, por exemplo, um artigo sobre a arqueologia aquática. Há mais informações em seu currículo Lattes.

Source Link

« Previous article Com shows lotados no Brasil, BTS anuncia data de lançamento e título de novo álbum
Next article » Parlamento Europeu junta-se a lista das organizações com avisos sobre risco de comprar tecnologia chinesa