Editor de artes da BBC convita leitor a adotar práticas de grandes artistas; leia trecho

15/07/2018 - 10h32

Como editor de artes da BBC, Will Gompertz entrevistou e conviveu com grandes artistas, diretores, escritores, msicos, atores, designers e pensadores criativos do mundo. A convivncia fez com que ele descobrisse uma srie de traos que todos eles dividiam: prticas e processos bsicos que estimulam e permitem que seus talentos floresam.

Em "Pense Como um Artista", ele combina histria da arte e estratgias criativas para convidar o leitor a adotar esses processos e prticas.

"A criatividade um tema quente. um assunto que hoje instiga polticos, acadmicos e pensadores, homens e mulheres no mundo todo. Dizem que muito importante. Que ser o centro da nossa prosperidade futura. At aqui, tudo bem. Mas o que exatamente a criatividade, e como ela funciona?", escreve na introduo.

Usando como exemplo diversos artistas consagrados - entre eles Michelangelo, Van Gogh, Duchamp, Picasso, Andy Warhol, Ai Weiwei e Marina Abramovic -, o autor fala sobre criatividade, autoconfiana e persistncia.

Alm disso, mostra que at mesmo o artista mais genial precisou confiar em si mesmo e seguir em frente antes de se tornar um nome consagrado.

Abaixo, leia um trecho do livro.

*

SOMOS UMA ESPCIE RARA de seres imaginativos. Nossa habilidade para conceber e realizar ideias complexas requer uma srie de processos cognitivos que esto alm da capacidade de qualquer outra forma de vida ou de qualquer mquina. Para ns, no nada de mais. Fazemos isso o tempo todo, quando preparamos uma refeio ou digitamos uma mensagem espirituosa a um amigo. Podemos considerar tais tarefas mundanas, mas elas ainda exigem que sejamos imaginativos, criativos. um dom fantstico e natural que, quando cultivado adequadamente, nos permite realizar as coisas mais extraordinrias.

Usar a imaginao ativa enriquece a mente e a experincia de vida. Ns nos reconhecemos quando exercitamos o crebro, quando pensamos. Jamais conheci um artista que fosse indiferente ou desinteressado. O mesmo vale para chefs de cozinha, jardineiros ou treinadores de futebol bem-sucedidos; qualquer um, na verdade, que tenha prazer em seu ofcio e vontade de inovar. Essas pessoas tm um brilho no olhar que irradia uma vitalidade evidente. Ser criativo possui esse efeito.

Mas como fazer para aproveitar esse talento inato? Como tirar nossa criatividade da inrcia e gerar aqueles conceitos originais e ousados que acrescentam valor vida e mesmo ao mundo como um todo? E, mais especificamente, como acionar nossa imaginao para invocar pensamentos inovadores, que sejam capazes de se transformar em algo concreto e relevante?

Tenho pensado nessas questes a maior parte do tempo durante as ltimas trs dcadas. No incio, porque ideias novas e pessoas talentosas me fascinavam. Depois, porque isso se tornou parte do meu trabalho como editor, produtor, escritor, comunicador e jornalista no campo das artes.

Tive o privilgio de poder observar e conhecer alguns dos grandes expoentes do pensamento criativo de hoje, do audacioso artista britnico Damien Hirst superatriz norte-americana Meryl Streep, grande vencedora do Oscar. Todos eles so diferentes, claro, mas num ponto, ao menos, no tanto quanto voc possa imaginar.

Ao longo dos anos, tornou-se evidente para mim que h certos traos facilmente identificveis comuns a todas as pessoas criativas bem-sucedidas, de escritores a diretores de cinema, passando por cientistas e filsofos. No me refiro a qualidades fantasiosas e sobrenaturais, mas a prticas e processos bsicos que induzem seus talentos a florescer. Prticas e processos que, se adotados, poderiam ajudar o resto da humanidade a liberar sua prpria criatividade latente.

Capacidade criativa algo que todos ns temos, disso no resta dvida. verdade que alguns podem ser mais aptos para compor msica que outros, mas isso no define necessariamente os no compositores como "no criativos". O fato que somos todos perfeitamente capazes de ser artistas de um tipo ou de outro. Temos todos a capacidade de conceitualizar, isto , de nos afastar do tempo e espao em que vivemos e considerar um conjunto de ideias e associaes abstratas que no estejam relacionadas entre si ou ao momento presente. Fazemos isso quando sonhamos acordados, imaginamos situaes e mesmo quando mentimos.

O problema que alguns de ns ou foram convencidos de que no so criativos ou ainda no encontraram seu caminho. A confiana em nossa prpria criatividade pode minguar, o que ruim. A autoconfiana crucial. Em minha experincia, os artistas, como muitos de ns, tm medo de ser "descobertos". Mas de alguma maneira conseguem reunir confiana suficiente para superar as dvidas, o que lhes permite apostar em sua criatividade. Os Beatles eram um bando de jovens com tempo livre que tiveram segurana suficiente para convencer a si prprios, e depois o mundo, de que eram msicos.

Eles no esperaram ser convidados. Os artistas no pedem permisso para pintar, escrever, atuar ou cantar; simplesmente vo l e fazem. O que tende a diferenci-los e lhes d sua fora e propsito no a criatividade em si - isso todos ns temos. o fato de terem encontrado para ela um foco, uma rea de interesse que estimulou sua imaginao e forneceu um veculo para seus talentos.

Este um fenmeno que testemunhei pela primeira vez nos anos 1980, quando tinha vinte e poucos anos e trabalhava como ajudante de palco no teatro Sadler's Wells, em Londres. Nessa poca, eu ainda no havia descoberto a arte ou, para dizer a verdade, no tinha descoberto quase nada. Mas de fato fiquei bastante atrado pela combinao de prticas artesanais e atos de iluso que envolviam o teatro.

*

PENSE COMO UM ARTISTA
AUTOR Will Gompertz
TRADUTOR Cristina e Iara Fino
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 42,20 (preo promocional *)

* Ateno: Preo vlido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Cessar-fogo se mantém após dia de intensa luta de Israel e Hamas
Next article » Boicote europeu a Putin continua no encerramento da Copa