Doria vai aumentar em 15 minutos o tempo diário de aulas e enxugar matérias tradicionais

A gestão João Doria (PSDB) vai aumentar em 15 minutos o tempo diário de aulas na rede estadual e enxugar em 10% a duração das disciplinas tradicionais, como matemática e português. O objetivo é ampliar o número diário de aulas de seis para sete, abrindo espaço para componentes extracurriculares.

Com o rearranjo da carga horária, serão disponibilizadas cinco aulas adicionais por semana: uma sobre tecnologia, duas eletivas e duas de projeto de vida, nas quais os estudantes farão atividades para definir seus objetivos para o futuro.

Para possibilitar a inclusão dessas novas áreas, a duração de cada aula cai de 50 minutos para 45.

Com os 15 minutos adicionais por dia, o horário de saída do período matutino passa a ser às 12h35, em vez de 12h20, e o do vespertino passa a ser 18h35, e não 18h20.

Com as mudanças, o aluno passará a ter 50 horas a mais de aulas por ano.

Entre as disciplinas eletivas estarão conteúdos como empreendedorismo, educação financeira e comunicação não violenta. Elas deverão ser ministradas pelos próprios professores da rede. 

As mudanças começam a valer em 2020.

O objetivo, segundo a gestão Doria, é desenvolver novas competências e as chamadas habilidades socioemocionais, como resiliência e abertura ao novo.

Presidente do Instituto Ayrton Senna, que apoia a iniciativa, Viviane Senna diz que elas impulsionam a aprendizagem dos conteúdos tradicionais. “O socioemocional é uma alavanca para o cognitivo. O aluno precisa estar motivado para aprender.”

O tempo menor em disciplinas como matemática e português será compensado com essas competências e com ferramentas de gestão do tempo de aula, afirmou Soares.

A ideia, afirmou, é trabalhar com novas práticas para reduzir o tempo perdido com chamada e organização dos alunos. Segundo ele, menos da metade do tempo de uma aula de 50 minutos é voltado para a aula em si. 

As mudanças começam a valer em 2020 para os alunos do 6º ano em diante.

Em seu plano de governo, Doria havia prometido aumentar o número de escolas em tempo integral, que consiste em uma carga horária de ao menos sete horas.

Segundo o secretário, a promessa está mantida, mas a iniciativa anunciada nesta segunda-feira (6) busca estender de forma mais rápida a todos os alunos da rede os conteúdos do tempo integral, como as eletivas e o projeto de vida.

De acordo com Soares, ainda se levará de 10 a 15 anos para universalizar o tempo integral na rede estadual. 

Ele disse que ainda não foi definida uma meta numérica para isso ainda em 2019.

No anúncio das novas medidas, Doria prometeu recolocar o estado na liderança do Ideb (índice de qualidade da educação) em 2021.

Hoje, a rede estadual paulista é a 4ª do ranking para o ensino médio.

Ensino Médio noturno

As mudanças, por ora, não valem para o ensino médio noturno, no qual a aula já é de 45 minutos, mas o tempo de aula total é de 4 horas, e não de 5 horas, como nos demais períodos, que passarão a agora a ter 5h15. 

Segundo o secretário da Educação, está sendo desenhada uma nova proposta para o ensino noturno.

Source Link

« Previous article Ação militar dos EUA na Venezuela seria catastrófica, diz Lavrov após reunião com Pompeo
Next article » Opinião: A vulgarização que promete valorizar a Realidade Aumentada