Diretoria executiva da Vale sabia de problemas na barragem, diz gerente da empresa

A investigação sobre o desastre de Brumadinho (MG) chegou à cúpula da Vale: um dos gerentes da empresa disse às autoridades que a diretoria executiva da companhia sabia que havia um decréscimo no nível de segurança da barragem.

BEM PERTO 

É a primeira vez que um depoimento aponta diretamente para diretores executivos da empresa.

BEM PERTO 2 

O gerente diz que discutiu o assunto com superiores e que eles estavam cientes dos problemas da barragem.

VOZ 

Na semana passada, seis pessoas foram ouvidas pelo Ministério Público de Minas Gerais —entre elas, os gerentes Joaquim Pedro de Toledo e Alexandre Campanha, que estão presos.

ORDEM... 

A participação do Brasil no envio da chamada ajuda humanitária à Venezuela rachou os militares da cúpula do governo de Jair Bolsonaro.

... DESUNIDA 

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, era o mais radical na posição de se evitar o envolvimento do Brasil. O General Fernando Azevedo e Silva, que comanda a Defesa, o líder da posição contrária.

APELO 

Azevedo e Silva argumentava que o governo Bolsonaro reconheceu Juan Guaidó como presidente da Venezuela. E não poderia recusar o pedido dele de envio de ajuda humanitária ao país vizinho. 

É LEI 

O ministro da Defesa lembrou também de leis e decretos que regulam a colaboração do país com outras nações.

DE LONGE 

O general Augusto Heleno teve posição intermediária, mas também contrária à entrada do país no ato. Disse que se a ação fosse para colocar a população contra Nicolás Maduro, poderia não dar certo pois as pessoas não seriam alcançadas por ela.

RISCO 

Caso Maduro conseguisse impedir a entrada dos alimentos, como ocorreu, poderia acabar fortalecido.

MESMO LUGAR 

Há, porém, um consenso entre os militares: todos avaliam que Maduro permanecerá ainda por um bom tempo no comando de seu país.

CONFETE 

O governador de SP, João Doria (PSDB), vai fazer uma maratona neste Carnaval. Ele passará a sexta (1º) e o sábado (2) no camarote da Prefeitura no sambódromo da capital paulista. 

SERPENTINA 

No domingo (3) e na segunda (4), ele vai para a Sapucaí, no Rio de Janeiro. Por fim, na terça (5), Doria ainda irá passar a noite em Salvador.

VOTAÇÃO 

O Condephaat, conselho estadual de patrimônio, aprovou o projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, em reunião nesta segunda (25). No total, foram 14 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.

PRÓXIMOS... 

Mesmo com essa aprovação, o apresentador ainda não pode construir as torres —o projeto está em análise na Secretaria Municipal de Licenciamento.

... PASSOS 

De acordo com Marília Gallmeister, arquiteta ligada ao Teatro Oficina, ainda correm também recursos para reverter as decisões semelhantes que foram tomadas pelo Iphan e pelo Conpresp.

FOLIA NATUREBA

“Cada um precisa pensar no que quer para o seu país”, diz a atriz Alessandra Negrini, rainha do Acadêmicos do Baixo Augusta. O cortejo da agremiação, que completa dez anos, desfilou no domingo (24) com o tema “Que País É Esse?”. “É um tema ousado, mas não tínhamos outra saída a não ser fazer essa pergunta”, completa.

 

“A minha educação não permite falar porque é um belo de um palavrão. Estamos bem mal”, diz a cantora Maria Rita depois de se apresentar.

 

As fantasias dos convidados também seguiram o tom político. O público vaiou menções aos nomes do prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), e do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Gritos de “ei, Bolsonaro vai tomar no...” foram acompanhados pela bateria. 

 

A atriz Maria Casadevall foi com os seios à mostra. “A maneira como eu me coloco é um protesto por si só. Precisamos assumir o lugar de risco. É pela liberdade”, diz. 

 

Luisa Mell foi fantasiada de vaca. “É um país que tá destruindo a Amazônia por causa de vaca. Nós estamos à beira de um colapso ambiental por conta das vacas”, diz ela, que milita em defesa dos animais. “E eu defendo as vacas também. Mas não precisava destruir uma Amazônia pra fazer pasto”, completa.

 

A atriz Mariana Ximenes explicava que vestia uma calça vermelha para simbolizar “a floresta que está sangrando e pedindo socorro”. A cineasta Marina Person também esteve no cortejo.

 

Um dia antes, a promoter Carol Sampaio desfilou no Bloco da Favorita, que ela mesma idealizou. No cortejo, estavam também a atriz Paolla Oliveira, o chef Erick Jacquin e os ginastas Diego e Daniele Hypolito. “Esse ano a galera tá muito numa pegada de natureza, de mundo, de política”, diz Carol. Ela saiu de verde para “representar a natureza”. 

CURTO-CIRCUITO

Mestre Derivan lança nesta terça (26) o “Ultimate Bartender Book 2018” na Associação Brasileira de Sommeliers. 

Organizações do movimento negro enviaram carta à Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra o pacote anticrime do ministro Sergio Moro.

Será lançado hoje, no Rio, o livro “Propriedade Intelectual - Reflexões Contemporâneas”. 

O grupo C inicia série de shows gratuitos. Hoje, na Livraria Cultura da Paulista. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Reforma da Previdência ignora descompasso entre vida longa e vida saudável
Next article » Repórter comenta comunicação via WhatsApp no governo; ouça