Dia da Língua Portuguesa é celebrado com eventos na Estação da Luz

Pelo terceiro ano seguido, a equipe do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, promove uma série de atividades em virtude do dia internacional do idioma.

A data oficial é justamente este domingo (5), mas a programação, sempre gratuita, se estende até terça (7).

Um dos focos deste ano é a integração entre o museu e as escolas da região, segundo Deca Farroco, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho —o museu foi criado pela fundação em parceria com o governo estadual.

O objetivo, diz ela, é envolver os estudantes na discussão do conceito de território, seja no sentido mais estrito (o centro de SP), seja em vertentes mais simbólicas, como a identidade.

Nesse contexto, aparece o projeto Ônibus Andante, que promove caminhadas pedagógicas entre os colégios e a estação da Luz. Ao longo do percurso, integrantes da equipe do museu farão comentários sobre o idioma, a história de São Paulo e outros temas.

As conexões entre a língua portuguesa e a cultura africana serão tema de eventos como o show Awó, com as cantoras e bailarinas do grupo As Iyagbás (dom., dia 5, ao meio-dia). Outro destaque é a apresentação de Ana Luísa Lacombe, que vai contar histórias sobre os mitos indígenas brasileiros (seg., 6, 10h).

Atingido por um incêndio no fim de 2015, o Museu da Língua Portuguesa deve reabrir no início de 2020. Antes disso, estão programadas ações em eventos como a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece em julho.

Ainda em torno do dia da língua portuguesa, acontece na terça (7), na Casa Natura, o show Somos Moçambique, com participação de Fabiana Cozza, Luedji Luna, Tulipa Ruiz, Siba, Karol Conka e Lucas Santtana, além de bandas, como Bixiga 70.

Com apoio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o evento terá renda destinada à Cruz Vermelha, que organiza ações de apoio às vítimas dos ciclones que atingiram Moçambique.

Dia da Língua Portuguesa na Estação da Luz

Dom. (5), 9h às 13h. Seg. (6) e ter. (7), 9h às 18h. Grátis. Saguão da Estação da Luz, praça da Luz. Programação em museudalinguaportuguesa.org.br

Source Link

« Previous article Em dia de Star Wars, saiba todas as novidades no TheForce.Net
Next article » Grupo de Lima quer ajuda de Cuba para busca por saída na Venezuela