Deputados tentam convencer Rodrigo Maia a votar mudanças em delação premiada

Um grupo de parlamentares de diversas legendas tenta convencer o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a votar projetos que alteram a legislação de delação premiada, caixa dois e a prescrição de crimes de improbidade.

VIDA NOVA 

Há um temor de que as leis endureçam depois da posse do novo Congresso. 

DE FATO 

Uma das propostas deixaria ainda mais claro na lei que uma delação só terá validade com provas e se o colaborador tiver participado diretamente dos fatos —e não se apenas souber das circunstâncias de um crime.

PRAZO 

A outra ideia é aprovar uma lei que altere entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre crimes contra o erário. A corte decidiu, em agosto, que ações de ressarcimento nesses casos são imprescritíveis.

VEJA BEM 

Rodrigo Maia resiste em colocar os temas em pauta, o que tem causado desgaste com o grupo, que em tese o apoia para voltar ao comando da Câmara em 2019.

DE FORA 

Fernando Haddad não assumirá cargo no PT —nem mesmo na Fundação Perseu Abramo, como era cogitado. Ele combinou com Lula que seguirá na política, mas fora das estruturas partidárias.

TEMPERATURA 

Haddad visitou Lula na prisão na quarta (7), com outros advogados. Segundo relatos, o presidente está cético em relação aos futuros julgamentos que enfrentará na Justiça. Acredita que o clima no país dificulta uma análise serena de sua defesa.

TÃO LONGE 

Ele falou também sobre Ciro Gomes. Disse que não esperava que o pedetista se ausentasse por completo do segundo turno das eleições —ele foi passear na Europa.

TÃO PERTO 

Ainda assim, disse que separa questões políticas das pessoais e elogiou: “Ciro é um ser humano que vale a pena”.

JÁ? 

Lula falou ainda sobre Sergio Moro. Afirmou que sempre acreditou que o juiz militaria fora da magistratura pois o considerava um quadro político. Mas se surpreendeu com a rapidez com que isso ocorreu.

EPISÓDIOS

A escritora e psicanalista Betty Milan recebeu convidados em sua casa em SP, na terça (6), para o lançamento da série “O Amor em Cena”. A atriz Giulia Gam, a artista Denise Milan, o secretário municipal de Cultura, André Sturm, e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, passaram por lá. 

QUE PENA 

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) diz que lamenta o veto do Congresso ao nome do tenor Jean William —que foi apresentado como Jean Silva ao cantar o hino nacional na sessão dos 30 anos da Constituição, na terça (6). Os organizadores temiam que o presidente eleito Jair Bolsonaro ficasse contrariado pela semelhança do nome —o parlamentar é seu desafeto.

QUE PENA 2 

“Nada a dizer. Só proclamar minha solidariedade ao tenor. Lamento que a bajulação por parte de servidores públicos medíocres a um político igualmente medíocre tenha desrespeitado seu nome artístico. O xará tem meu respeito e solidariedade”, afirma.

NOVO CEP 

A primeira unidade na América do Sul do restaurante Nobu, do chef japonês Nobu Matsuhisa, abre as portas para o público no dia 14 de novembro, em endereço nos Jardins, em SP.

COMEMORAÇÃO

Os atores Nelson Freitas e Marcos Veras foram à pré-estreia do filme “Tudo Acaba em Festa”, do diretor André Pellenz. O evento foi realizado no Cinemark Pátio Paulista, na segunda-feira (5).

SOM 

A arrecadação com direitos autorais musicais no Brasil chegou a R$ 909 milhões em 2017 —crescimento de 29,9% em relação a 2016. Os dados são de um relatório da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (Cisac).

NA CAIXA 

Considerando direitos arrecadados com a reprodução de peças teatrais e de obras de arte, a cifra chega a R$ 911 milhões —40% do que foi coletado na América Latina. A Cisac reúne 239 sociedades de autores, entre elas a União Brasileira de Compositores.

CHUMBO 

O escritor Luiz Felipe Pondé vai palestrar sobre “O indivíduo sob a ditadura” na abertura da 1ª Mostra Cinema e Liberdade. Ele se apresentará após a exibição de “Memórias do Cárcere” (1984), de Nelson Pereira dos Santos, homenageado deste ano. A mostra começa na sexta (9), em SP.

CURTO-CIRCUITO

Ney Matogrosso autografa o seu livro de memórias “Vira-Lata de Raça”. Nesta quinta (8), às 19h, na Livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista. 

O Colégio Dante Alighieri ganha nesta quinta (8) relógio da Officine Panerai para o hall principal. 
Stefan Behar inaugura loja de Natal no shopping Iguatemi. Hoje, às 13h. 

Emília Rabello, fundadora da ONG Outdoor Social, participa do Global Social Business Summit, em Wolfsburg, na Alemanha. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source link

« Previous article Câmara dos EUA terá renovação de 19%, menos da metade da brasileira
Next article » Autorizações para construção em SP crescem 28% nos primeiros 9 meses do ano