De alguma maneira, estava errado sobre Kraft Heinz, diz Buffett sobre negócio com brasileiros

O megainvestidor Warren Buffett afirmou nesta segunda-feira (25) que sua companhia, a Berkshire Hathaway, pagou um preço excessivo na fusão que criou a gigante de bens de consumo Kraft Heinz.

Berkshire e a companhia brasileira de investimentos 3G Capital se aliaram em 2015 para combinar os negócios da Kraft Foods com os da H.J. Heinz. O grupo controla cerca de metade da companhia combinada, com a Berkshire tendo participação de 26,7%.

"Pagamos demais pela Kraft", disse Buffett à emissora americana de televisão CNBC. "Eu estava errado de alguma maneira sobre a Kraft Heinz."

Buffett falou quatro dias após a Kraft Heinz fazer uma baixa contábil de US$ 15,4 bilhões relacionada principalmente às marcas Kraft e Oscar Mayer. A decisão fez a empresa reduzir o volume de dividendos destinados aos acionistas e informar que a SEC (Securities and Exchange Commission, o órgão de fiscalização do mercado financeiro nos Estados Unidos) estava realizando uma auditoria sobre sua contabilidade.

A Kraft Heinz também afirmou que uma recuperação de seus negócios provavelmente não será rápida.

As ações Kraft Heinz despencaram 27,5% na sexta-feira (22) após os anúncios, o que fez a Berkshire perder um valor de mercado de US$ 4,3 bilhões por causa de sua participação na companhia.

Buffett afirmou que soube sobre a investigação da SEC cerca de sete ou dez dias antes que fosse anunciada.

Greg Abel, um vice-presidente de conselho de administração na Berkshire, que é cotado como um candidato à sucessão de Buffett na presidência executiva da empresa, também é membro do conselho da Kraft Heinz. Buffett está com 88 anos.

O anúncio da Kraft Heinz gerou dúvidas sobre a estratégia financeira da 3G Capital para a Kraft Heinz. A grande questão é se o grupo, que tem entre os fundadores os bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, está acompanhando as tendências de consumo em direção a produtos saudáveis e frescos no lugar dos tradicionais processados.

Buffett reconheceu tais mudanças, mas afirmou que a maior pressão está vindo de varejistas como Amazon.com, Walmart e Costco Wholesale.

"A capacidade de precificação mudou e isso é uma coisa muito importante", disse Buffett.

Source Link

« Previous article DxOMark classifica o Samsung Galaxy S10 como o melhor smartphone para fotografia
Next article » Morre em São Paulo o jornalista Roberto Avallone, 72