Crescimento de Haddad em sondagem da XP aumenta nervosismo no mercado

O mercado já abriu nervoso nesta sexta-feira (17) por conta do cenário externo que novamente traz forte desvalorização da lira turca (-4%), em meio ainda às tensões do país com os Estados Unidos. Mas a divulgação do sondagem eleitoral semanal da XP Investimentos que mostrou crescimento das intenções de voto em Fernando Haddad (PT) e ainda a estagnação da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) piorou ainda mais o humor dos investidores. Conforme resumiu um operador, o dia já estava ruim e ficou pior. 

Há pouco o dólar subia 0,81% em relação ao real, que estava cotado a R$ 3,938. O Ibovespa, índice que reúne as principais ações da bolsa paulista, recuava 1,20%, aos 75.893 pontos.

A sondagem de hoje foi a primeira divulgada pela XP após a definição dos candidatos. No cenário em que o nome de Lula não é considerado, Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 23% dos votos. Marina (Rede) é a segunda, com 11%. Alckmin  tem 9%; Ciro Gomes (PTB) 8% e Haddad, 7%. O nome do ex-prefeito de São Paulo apresentou alta de 4 pontos percentuais. 

O percentual de votos em Haddad cresceu  de 13% para 15% num cenário em que ele é identificado  como um candidato apoiado por Lula.  

O PT registrou Lula como candidato, apesar de ele estar preso em Curitiba. Haddad foi apontado como vice, mas deve  ser o candidato petista, diante da provável impossibilidade de Lula concorrer às eleições.

Source link

« Previous article Maurício Meirelles estreia no Vídeo Show com entrevista do ator Bruno Gissoni
Next article » Banco Central inclui fintechs em proposta para microcrédito