'Cortina de Ferro' mostra como se deu a ocupação soviética no Leste Europeu

08/07/2018 - 10h30

Vencedora do prmio Pulitzer pelo livro "Gulag - A History", a jornalista e historiadora Anne Applebaum mostra em "Cortina de Ferro" como se deu a dominao sovitica em pases do Leste Europeu.

Na obra lanada pelo selo Trs Estrelas, a autora esclarece os principais aspectos do regime sovitico em seus primeiros anos, sobretudo em pases como a Polnia, Hungria, Tcheco-Eslovquia e Alemanha Oriental.

Finalista do National Book Award, o livro aborda o perodo que vai desde pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944, at 1956 - ano em que ocorreram grandes manifestaes antissoviticas no Leste Europeu, logo sufocadas.

Segundo a autora, antes mesmo da vitria sobre o nazismo, Stlin j havia elaborado estratgias para implantar seu regime totalitrio nos pases vizinhos.

Apoiada em uma vasta pesquisa, incluindo documentos at agora inditos, a historiadora mostra como se deu o esforo da parte dos soviticos e de sua polcia secreta para controlar os partidos polticos, a ordem econmica, o sistema judicial, os meios de comunicao e de entretenimento e at as organizaes juvenis.

Colunista do jornal Washington Post, Anne Applebaum estudou na Universidade Yale, na London School of Economics e no St. Anthony's College, em Oxford.

*

CORTINA DE FERRO
AUTORA Anne Applebaum
EDITORA Trs Estrelas
QUANTO R$ 93,90 (preo promocional*)

* Ateno: Preo vlido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Para francês Giroud, semifinal de Copa sem sul-americanos é 'revolução'
Next article » Fora contra a Bélgica, Casemiro defende Fernandinho: 'É um grande jogador'