Coreia do Norte testa vários mísseis de curto alcance, afirma Seul

A Coreia do Norte disparou vários mísseis de curto alcance da cidade costeira de Wonsan, no oeste, em direção ao leste do país na manhã de sábado (noite de sexta no Brasil), informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando o Comando Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul. 

Trata-se do segundo teste de arma pela Coreia do Norte em menos de um mês e desde a cúpula fracassada entre o ditador Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Hanói, em fevereiro —mas o primeiro teste com mísseis desde 2017.

Ainda de acordo com a Yonhap, os mísseis percorreram entre 70 km e 200 km.

A Coreia do Sul e os EUA estão analisando os detalhes sobre os disparos, o primeiro ocorrido às 9h06 locais. 

Os lançamentos ocorrem apenas um dia depois de um chanceler sul-coreano, Kang Kyung-wha, ter dito que Pyongyang deveria mostrar ações “visíveis, concretas e substanciais” de desnuclearização se quisesse um alívio das sanções.

Dias antes, o vice-chanceler norte-coreano, Choe Son-hui, alertou Washington para um “resultado indesejável” se não mudasse de posição sobre as sanções.

Em novembro de 2017, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM), declarando em seguida que o desenvolvimento de sua capacidade nuclear estava completo.

Em seguida, Kim fez uma oferta de paz aos EUA e à Coreia do Sul, dizendo que nunca mais testaria um ICBM ou uma arma nuclear. Desde então, outros tipos de armas foram testados.

"Parece claro que a a Coreia do Norte está aborrecida com o que parece ser a falta de flexibilidade do governo Trump em aliviar as sanções, mantendo uma política de pressão máxima", afirmou Harry Kazianis, do think-tank Center for the National Interest.

O teste anterior, em 18 de abril, foi supervisionado por Kim e envolveu um novo tipo de “arma tática guiada”, segundo a Yonhap.

Segundo a agência sul-coreana, a “vantagem” da nova arma era “seu modo peculiar de direcionamento em voo e a capacidade de sua poderosa ogiva”. 

Source Link

« Previous article OnePlus 7 and 7 Pro won't have an IP rating for water and dust resistance because it's expensive
Next article » Prada afaga estilo de vida americano com calculado desleixo