Convocação de mil policiais por Bolsonaro preocupa equipe econômica

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de convocar mais de mil policiais federais aprovados em concurso público no ano passado deixou a equipe econômica do governo surpresa —e apreensiva.

GOTEIRA 

No Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, a iniciativa foi vista como uma “fissura” na estratégia de contenção de gastos.

GOTEIRA 2 

De acordo com um dos auxiliares diretos do ministro, ao abrir exceção para policiais, o presidente dificulta que outras contratações sejam evitadas. 

CIMENTO 

O melhor seria que Bolsonaro esperasse o que é definido como reestruturação do Estado, com a aprovação de reformas, para então flexibilizar despesas.

ATALHO 

Somada à interferência direta de Bolsonaro no preço do diesel, a medida foi vista como um “desvio de rota”—que, espera-se, seja pontual.

MEMÓRIA FRACA 

O empreiteiro Marcelo Odebrecht disse à Polícia Federal que não saberia explicar as tratativas que a construtora Odebrecht fazia com o então advogado-geral da União, Dias Toffoli, em 2007 —quando se referia a ele, em emails internos, como “amigo do amigo de meu pai”.

MESA REDONDA 

Na verdade, Marcelo travava uma queda de braço pessoal com a então ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, em torno do leilão das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. Toffoli participava das conversas.

MESA 2 

Segundo profissionais da empreiteira envolvidos nas tratativas da época, Marcelo Odebrecht perdeu a parada. Ao contrário do que desejava, o governo liberou subsidiárias da Eletrobrás para participar de consórcios concorrentes aos da empreiteira nos leilões.

É MENTIRA 

Toffoli diz que as “insinuações” da Crusoé, que publicou os e-mails de Odebrecht, sobre a atuação dele são “inverdades”. 

CENSURADO 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o texto sobre Odebrecht e Toffoli fosse retirado do ar. A revista diz que reitera o teor da reportagem.

UMA NOITE QUENTE

O cantor Djavan fez show no Credicard Hall, em São Paulo, na sexta (12). Os também cantores Max de Castro e Tiê assistiram à apresentação. O músico Maxi Viana, sua mulher, Ana Madalena, e o diretor da Galeria Vermelho, Jan Fjeld, estiveram lá. 

PARTITURA 

A orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP fará quatro apresentações no Allianz Parque em agosto. Os concertos serão regidos pelo maestro João Carlos Martins e divididos em duas partes: a primeira, com músicas de Beethoven. A segunda terá show de cantores populares. 

PARTITURA 2 

Maria Bethânia e Chitãozinho & Xororó são duas das atrações já confirmadas. 

NA PRAÇA 

Uma reedição do Festival Lula Livre está sendo organizada para o dia 5 de maio, no vale do Anhangabaú. Entre os artistas já confirmados estão Ana Cañas, Marcelo Jeneci, Chico César e Otto.

NA PRAÇA 2 

Na ocasião será lançado um manifesto pela liberdade do ex-presidente. Já assinaram o documento, entre outros, Chico Buarque, José de Abreu, Arnaldo Antunes, Raduan Nassar e Gilberto Gil.

IMPACTO 

Um levantamento da T4F (Time for Fun), uma das maiores produtoras de espetáculos do Brasil, aponta que, para garantir a realização de musicais, o teto de captação da Lei Rouanet deveria ser de pelo menos R$ 20 milhões por projeto.

REDUÇÃO 

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, indicou na semana passada que a ideia é restringir drasticamente o teto de captação de espetáculos musicais. Ele não especificou se falava de shows ou de musicais no teatro.

RETORNO 

Em 18 anos, a T4F diz que criou cerca de 2.500 empregos diretos e mais de 13 mil indiretos com suas produções.

CIÊNCIA 

O Grupo Bandeirantes anunciará o lançamento, no Brasil, do Smithsonian Channel, de ciência e natureza. O grupo será o parceiro operador do canal no país, que passará a exibir conteúdo nacional.

SONS FAMILIARES

Os artistas Cláudio Cretti e Laura Belém, a atriz Juliana Calderon e o cônsul de Portugal, Paulo Nascimento, foram à abertura da mostra “Escuta à Procura de Som”. O evento foi realizado no sábado (13), no Consulado de Portugal, em São Paulo.

CURTO-CIRCUITO

O Hospital Cruz Verde realiza um chá e bingo beneficente. Nesta terça (16), no Terraço Itália, em SP. 

Será realizada hoje a cerimônia de entrega do Prêmio Muda. Nesta terça, das 9h às 12h30, no MIS, em São Paulo.

O oncologista Phillip Scheinberg, da Beneficência Portuguesa, foi convidado para ser editor associado do British Journal of Haematology.

O Sesc Consolação exibe mostra do artista Augustin Rebetez. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Artilheiro na Espanha, Suárez tenta reencontrar os gols na Champions
Next article » Como a China usa a inteligência artificial para rastrear minoria étnica