Contra Bolsonaro, parlamentares tentam articular candidatura de Rodrigo Maia para a Câmara

Um grupo de parlamentares já tenta articular a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para voltar a comandar a Câmara dos Deputados em 2019.

MENOS MAL 

Dele fazem parte deputados de esquerda —eles querem evitar que, num eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), a Casa caia em mãos do grupo do capitão reformado.

MÃOS DADAS 

A ideia seria juntar partidos como o PDT e o PC do B, além de setores do centrão e do PSDB. E tentar também a adesão do PT, caso a legenda saia derrotada da campanha.

RACHA 

Há uma crença de que o economista Paulo Guedes, que deve ocupar o Ministério da Fazenda em um eventual governo de Bolsonaro, preferiria Maia a qualquer outro bolsonarista, pela experiência e capacidade de articular a aprovação de pautas liberais na Câmara.

RANKING 

Já o grupo mais próximo de Bolsonaro tentará ganhar o comando do parlamento, caso vença a eleição. O deputado pernambucano e presidente licenciado do PSL, Luciano Bivar, já reivindica o cargo para o partido —talvez para ele mesmo. Outro nome no cardápio é o do deputado Marcelo Alvaro Antonio, o mais votado de Minas Gerais, com 230 mil sufrágios.

DE PAI PARA FILHO 

Eduardo Bolsonaro, filho do candidato e reeleito deputado por SP, também é cotado. Mas integrantes do PSL acham que seria inconveniente colocar o próprio filho do presidente no cargo.

CORRENTE 

Uma reunião de advogados e juristas em São Paulo decidiu, nesta quarta-feira (10), criar uma “frente pela democracia” contra Bolsonaro.

ALÔ, FERNANDO 

No encontro, organizado pelo grupo Prerrogativas, José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff, foi escalado para procurar Fernando Henrique Cardoso.

ALÔ 2 

Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos de Lula, ficou responsável pelos contatos com os advogados José Carlos Dias e José Gregori, ex-ministros da Justiça de FHC. Geraldo Alckmin também será procurado por eles.

PÉ NA AREIA

A pesquisadora Diane Lima é responsável pela curadoria geral da terceira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem; o evento será realizado de sexta (12) a domingo (14) na zona portuária de Santos.

NÃO CONCORDO 

Organizações como a Conectas, o Intervozes e o Greenpeace se juntaram a outras mais de 4 mil assinaturas em uma nota de repúdio à declaração de Bolsonaro de que irá “botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil”.

LIBERDADE 

O documento afirma que “além de uma afronta à Constituição Federal, que garante os direitos de associação e assembleia no Brasil, a declaração reforça uma postura de excluir a sociedade civil organizada dos debates públicos. Trata-se de uma ameaça inaceitável à nossa liberdade de atuação”.

PRÊMIOS 

O BNDES divulga nesta quinta (11) os vencedores do 37º Prêmio BNDES de Economia. Foram escolhidas três dissertações de mestrado e três de doutorado, que vão receber até R$ 40 mil.

ESCOLHIDOS 

Na categoria doutorado, o primeiro lugar ficou com Débora Freire Cardoso, da UFMG, com o tema “Capital e Trabalho no Brasil no Século XXI: O Impacto de Políticas de Transferência e de Tributação sobre Desigualdade, Consumo e Estrutura Produtiva”.

FÉ 

Os atores Leandro Luna e Bruna Pazinatto serão os protagonistas do espetáculo “Aparecida - Um Musical”, de Walcyr Carrasco.

 

A estreia será em março, no Teatro Bradesco, em SP.

PONTE AÉREA 

Alunos do grupo infantojuvenil regional de Choro do projeto Guri viajam pela primeira vez ao Rio na quinta (11) para fazer um show em homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim, na sexta (12), no Museu de Arte do Rio. A apresentação faz parte da programação do Dia da Criança do centro expositivo.

TIJOLO NA PAREDE

O músico Junior Lima e sua mulher, Monica Benini, foram ao show de Roger Waters, ex-líder do Pink Floyd, no Allianz Parque, na terça (9). O CEO da WTorre Entretenimento, Rogerio Dezembro, o ator Marco Luque, o empresário Jomar Cardoso e o chef Carlos Bertolazzi também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

A Cia. Mamulengo da Folia faz exibição única do espetáculo “Folia no Terreiro de seu Mané Pacaru”. Nesta quinta (11), às 14h, no Centro Cultural Olido. 

A companhia aérea KLM abre uma loja temporária que realizará workshops sobre gastronomia, moda e viagens. Nesta quinta (11), às 12h, na rua Oscar Freire, 702, em São Paulo. Até o dia 28/10.

O filósofo Roman Krznaric, um dos fundadores da The School of Life, faz palestra nesta quinta (11), às 20h, na Unibes Cultural. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source link

« Previous article Haverá mobilização se próximo governo cortar verbas, diz presidente do COB
Next article » Lenovo to introduce S5 Pro with dual selfie cameras on October 18