Conheça os trainees da 63ª turma de Jornalismo Diário da Folha

Doze participantes começaram na última segunda-feira (25) a 63a edição do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha.

Durante três meses, eles acompanharão todas as rotinas do trabalho na Redação, conversarão com repórteres e editores e terão aulas de direito, língua portuguesa e economia, entre outras.

O curso conta com patrocínio da Philip Morris e da Plural (Associação de Distribuidores de Combustíveis).

Veja quem são os selecionados:

Amanda Lüder, 21

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, a curitibana tem dois anos de experiência como repórter de gastronomia na Gazeta do Povo e um grande interesse pela área de educação. É autora do ebook “Nossas Professoras”, que relata a atuação de cinco docentes da rede pública. Foi finalista do Prêmio Santander Jovem Jornalista em 2018.

Bruno Caniato, 25

Interessado em política, o jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora cobriu as eleições municipais da cidade. Foi repórter em diversas editorias de um portal mineiro e, desde a faculdade, trabalha com produção e edição de vídeos.

Daniela Arcanjo, 24

Antes de concluir o curso de jornalismo na Unesp, em 2018, fundou um jornal feito por estudantes e pessoas em situação de rua. Com uma reportagem sobre violações sofridas por mulheres que moram nas ruas, ganhou o prêmio Jovem Jornalista do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da revista Sorria da Editora Mol.

Filipe Andretta, 28

Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, foi atraído ao jornalismo pela curiosidade: “As relações de poder me intrigam”. Entre 2014 e 2016, foi assessor no Ministério Público do Paraná. Após ingressar no curso de jornalismo, em 2017, trabalhou na redação da TV Band curitibana. No ano seguinte, atuou como repórter de rádio da Agência Estadual de Notícias.

Gabriel Rigoni, 22

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o jornalista estagiou na Rádio Gaúcha e trabalhou no jornal Zero Hora. Produziu reportagens para o apresentador Marcelo Tas e, durante um período no Canadá, escreveu para o portal esportivo Cenas Lamentáveis. Gosta de apurar e contar histórias de “personagens inesperados”. Sonha ser correspondente internacional.

Lucas Nascimento, 27

Nascido no Rio de Janeiro e criado em Itaperuna (RJ), estudou jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi assessor de imprensa no Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Guandu durante a crise hídrica em 2015. Trabalhou na intervenção federal no Rio de Janeiro na Secretaria de Estado de Segurança. Como repórter, gostaria de ir atrás de histórias nas áreas de ambiente e segurança.

Manuela Ferraro, 24

Estudante de relações internacionais, a curitibana que reside em São Paulo tem vontade de noticiar o que ocorre no cenário mundial. Morou por um ano na Alemanha, participou de um curso sobre jornalismo de conflitos armados e foi repórter de atualidades no Jornal da USP. Tem como referência a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha.

Mariana Grazini, 28

Nascida em São Paulo, criada entre Estados Unidos, Canadá e Brasil, é formada em jornalismo pela USP, carreira que escolheu porque queria “fazer algo útil para a sociedade”. Estagiou na Editora Globo e foi produtora na TV Globo, onde atuou nas coberturas da greve dos caminhoneiros e das eleições. Interessada por cinema, produziu um documentário para a faculdade e estudou direção de fotografia.

Naná DeLuca, 29

Formou-se em letras na USP, onde também fez mestrado em língua e literatura francesa. Em 2017, publicou o romance “O Sexo dos Tubarões”, pela Editora Patuá. Pessoa trans não-binária, dá aulas no Cursinho Popular Transformação, que prepara estudantes da comunidade LGBT para o Enem. Vê no jornalismo uma forma de colocar a serviço de mais gente a paixão pela escrita e a pesquisa.

Otávio Nadaleto, 24

“Gosto de observar comportamentos e costumes”, diz o jornalista formado pela USP. Exercitou esse interesse escrevendo para as editorias de saúde e comportamento da Revista VIP. Trabalhou na Agência EFE, produzindo reportagens sobre agronegócio em português e espanhol. Participou do curso Agenda Brasil, da Faap, sobre jornalismo econômico. Interessa-se por música, direitos humanos e segurança pública.

Rebeca Oliveira, 22

Interessada por museus, aproximou-se do jornalismo cultural na Universidade Federal de São João del-Rei (MG), onde se formou. Durante a graduação, trabalhou como repórter de TV e dirigiu um documentário. Escreveu artigos científicos sobre relações entre mídia e política e acredita na informação como um direito humano.

Renata Galf, 28

Dados, política e gestão pública são os três principais interesses da jornalista, formada pela USP. Trabalhou durante dois anos com Lei de Acesso à Informação na Transparência Brasil e foi trainee por três meses no portal alemão Deutsche Welle. A paulistana fala holandês e alemão e já morou na Bélgica e na Alemanha, onde estudou ciência política.

Source Link

« Previous article Bolsa sobe com exterior positivo enquanto aguarda novidade sobre Previdência
Next article » Honor View 20 long-term review