Companhias aéreas ainda podem disputar espaço em Congonhas

A distribuição do espaço deixado pela Avianca em Congonhas colocou companhias pequenas em destaque e posicionou um xadrez que ainda pode ser jogado pelas grandes Latam, Gol e Azul na disputa pelo aeroporto. No setor, começam a se formar análises que veem possibilidade de parcerias, por meio do compartilhamento de voos ou até aquisições. Na semana passada, a Anac repassou slots da Avianca para a Azul e empresas menores, como Passaredo e MAP.

Peças A Azul não comenta o caso, mas observadores do setor desenham hipóteses de um cenário em que ela compraria Passaredo ou MAP, ou ambas, podendo expandir seus negócios em aviação regional, com mais operações em Ribeirão Preto e outros destinos, ou até aproveitar os aviões na ponte aérea entre São Paulo e Rio. 

Rota alternativa Em um cenário mais improvável, Latam ou Gol também poderiam tentar aquisições, com o argumento de que as novas empresas têm rotas diferentes, ou seja, a operação não acentuaria a concentração porque seriam negócios complementares.

Horizonte Tende a ser mais viável a alternativa das parcerias chamadas de codeshare, para que as grandes empresas compartilhem voos de Congonhas com as entrantes. Companhias aéreas já estudam se as rotas fazem sentido e se complementam. 

Carona Codeshare é um compartilhamento de códigos de voo, um modelo comum na aviação mundial em que o avião de uma companhia também transporta passageiros que compraram bilhetes emitidos por outra companhia. 

Lupa Em todas as hipóteses, há convicção no setor de que os órgãos reguladores estarão mais diligentes para evitar que os codeshares sejam confundidos com joint ventures e que as empresas tomem decisões de negócios juntas.

​​​Galpões Os segmentos de ecommerce e varejo cresceram 37% na ocupação de condomínios industriais e logísticos no estado de São Paulo no segundo trimestre deste ano, de acordo com a consultoria imobiliária Binswanger.

 

Distribuição O maior destaque é o ecommerce, cuja ocupação cresceu 24%. Mais de 60% do estoque está na cidade de Cajamar (SP). 

Internacional Em janeiro, a Amazon escolheu um espaço de 47 mil m² no município para inaugurar seu primeiro centro de distribuição direta de produtos da América do Sul.

Garrafa A última fase da Lava Jato, deflagrada na semana passada, reaqueceu o debate sobre a necessidade de um sistema para fiscalizar o controle de bebidas. O que existia foi desativado em 2016. 

Copo cheio Estudo da Casa da Moeda apresentado a esferas do governo estima que, sem o controle, o país deixa de arrecadar R$ 8,6 bilhões ao ano. Há um novo sistema pronto, desenvolvido na estatal, que cruza dados da nota fiscal eletrônica, mas a ativação enfrenta entraves.

Copo vazio O principal obstáculo é o custeio. Uma lei de 2014 define uma cobrança de R$ 0,03 por selo de controle para embalagens de bebidas. O valor, que seria pago pelas fabricantes, é considerado alto. 

Adulterado Além de casos de lavagem de dinheiro e de sonegação fiscal, a falta de um sistema de controle é uma das principais brechas para a maior falsificação de bebidas, segundo Rodolpho Ramazzini, diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação.

Esquenta A expectativa na indústria é que haja nova tentativa para colocar o controle em vigor após a última fase da Lava Jato, embora não exista sinalização de abertura por parte do governo. As conversas ficaram ainda mais escassas desde que a Casa da Moeda trocou de comando, em junho, segundo um executivo.

Outro lado Procurada, a estatal não se manifestou.

Robusto O emprego na construção pesada registrou saldo positivo de 1.518 postos de trabalho no estado de São Paulo no primeiro semestre, de acordo com o Sinicesp, sindicato do setor. O número é superior ao do mesmo período de 2018, de 941 vagas. 

Verde O Grupo Pão de Açúcar fechou parceria com a Arcah (Associação de Resgaste à Cidadania por Amor à Humanidade) para vender legumes e hortaliças orgânicos cultivados por pessoas em situação de rua em São Paulo. O projeto Horta Comercial, da Arcah, capacita agricultores urbanos.

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

Source Link

« Previous article Vulnerabilidade: dados de 2.000 profissionais registados na E3 foram divulgados online