Como manter as plantas bonitas durante a época mais quente do ano

As altas temperaturas e as chuvas frequentes exigem maior atenção no cuidado das plantas. O calor facilita o aparecimento de pragas e fungos, por isso é importante manter os vasos em lugares arejados, além de adubar (a cada três meses) e regar de maneira adequada.

De modo geral, a dica para saber quando molhar é enfiar o dedo na terra. Se estiver seca, regue –de preferência, no começo da manhã, para que a planta consiga suportar o calor intenso, e, se necessário, à noite. Distribua a água pela terra no vaso até que saia pela parte de baixo.

Para ajudar na retenção de água e os nutrientes, coloque, na superfície do vaso, uma camada de quatro dedos de serragem, aparas de grama ou casca de pínus. Isso também aumenta a proteção contra pragas.

Outra ideia é deixar vários vasos agrupados. Quanto mais perto estiverem uns dos outros, mais úmidas as plantas ficarão e por mais tempo. Isso porque a transpiração dos vegetais criará uma nuvem de umidade.

Espécies que são mais resistentes às alta temperaturas, caso dos cactos e do pacová, devem ser protegidos do excesso de umidade. Em dias muito chuvosos, procure abrigá-las em locais secos.

A poda deve ser feita com maior atenção nessa época. Tirar as partes da planta que não estão saudáveis –flores murchas, folhas amareladas e galhos secos– faz com que ela aproveite melhor a energia.

Com cuidado, utilize a mão para retirá-las. Se o talo for mais resistente, utilize uma tesoura de jardinagem.

Além disso, fique de olho em qualquer mudança de coloração ou no aparecimento de manchas e bichos.

 

Source link

« Previous article Gabinete Nacional de Segurança certifica plataforma Samsung Knox com apoio da Universidade do Porto
Next article » The Sharp Aquos R2 compact is the first dual-notch phone