Como ler um livro infantil a partir da poesia de Drummond

 

Uma flor nasceu na rua!

Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.

Uma flor ainda desbotada

ilude a polícia, rompe o asfalto.

Façam completo silêncio, paralisem os negócios,

garanto que uma flor nasceu.

 

Se o livro “De Flor em Flor” fosse transformado em palavras, certamente surgiria algo parecido com a estrofe acima, trecho de “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade.

A obra do canadense JonArno Lawson, com ilustrações de Sydney Smith, apresenta sem palavras a história de uma menina que passeia com um adulto sempre ao telefone pelas ruas da cidade, onde vai colhendo pequenas flores que encontra pelo asfalto.

Poeticamente, apenas a garota tem cor. Seu casaquinho vermelho flana por uma metrópole cinzenta, entulhada de carros, povoada por pessoas que sustentam olhares sem vida e árvores que perderam as folhas. Até que surge uma flor, escondida num canto improvável, entre o poste e a bicicleta acorrentada.

Então aparece um vestido florado aqui, um ônibus escarlate acolá, vidros coloridos em prateleiras e um parque que reluz de tão verde. Nesse trajeto que vai ganhando cor à medida que as páginas são viradas, a menina entrega as pétalas que vai encontrando como presente para quem cruza o seu caminho.

Como se, dessa maneira, fizesse o mundo recuperar o olhar gentil e poético da infância. Ou entregasse pitadas de gentileza a cada passo –algo cada vez mais raro na correria sem cor das cidades.

De certa maneira, a garota de casaquinho vermelho consegue quebrar o asfalto como se ela mesma fosse a flor de Drummond. E, ao mesmo tempo, faz com que todos a sua volta sintam algo parecido com o último verso do poema:

 

Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde

e lentamente passo a mão nessa forma insegura.

Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se.

Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pânico.

É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

 

“De Flor em Flor”

Autores JonArno Lawson e Sydney Smith

Editora Companhia das Letrinhas

Preço R$ 39,90 (2017, 40 págs.)

Leitor iniciante

 

*

O blog vai procurar algumas flores e entrará de férias. Talvez a gente se encontre na Flip, na Bienal do Livro de São Paulo ou, daqui a algumas semanas, por aqui mesmo.

 

GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por email

Você pode entrar em contato com o blog pelo email blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo Instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts

Source link

« Previous article Intercâmbio no surfe? Viagens e campeonatos ao redor do mundo possibilitam troca cultural entre surfistas
Next article » John Travolta e baterista do Red Hot tocam clássicos com Foo Fighters em show