Com início no Brasil, vírus cresce para mais de 130 bancos e 75 sites

Um vírus que nos últimos meses atacou usuários de internet brasileiros agora expandiu seu alvo e está atrás de mais de 130 bancos e 75 sites ao redor do mundo, incluindo Netflix, Facebook, Amazon e Gmail, segundo informações de um relatório da Avast, empresa de segurança digital.

Conhecido como Guildma, o conjunto de programas maliciosos dá acesso remoto para cibercriminosos e permite roubo de senhas. O pico de invasões a computadores foi detectado em junho.

Brasilidade Apenas 2% dos alvos do ataque estão fora do Brasil. A Avast diz ter bloqueado mais de 155 mil tentativas de infecção feitas por ele globalmente. 

Campanha viral Segundo a Avast, o foco do Guildma está no Windows e em máquinas que não operam em inglês. Desavisadas, as vítimas instalam o malware em seus computadores quando clicam em links ou documentos infectados. 

Mascarados Os cibercriminosos enviam emails em formato de faturas, relatórios de impostos ou convites personalizados com os nomes das vítimas.

Mentira Os emails falsos podem aparecer em nome de bancos, birôs de crédito ou marcas famosas de ecommerce, como Magazine Luiza e Peixe Urbano. 

Cartilha Adolf Streda, analista da Avast, diz que o malware tentar roubar credenciais enquanto a vítima usa serviços bancários ou sites como Netflix. Como prevenção, ele sugere a cartilha básica de segurança digital: antivírus e atenção ao baixar documentos recebidos por email.

Discreto Segundo Streda,  Guildma atua no segundo plano (de forma quase impercetível ao usuário afetado), mas é possível que usuários leigos notem pequenas mudanças de comportamento em suas máquinas, como lentidão para carregar programas e sites.

Corrente Depois que a Uber demitiu 400 funcionários da divisão de marketing global nesta semana, nasceu na rede de colocação profissional LinkedIn um movimento solidário para a reabsorção dos profissionais no mercado.

Procuram-se vagas Circula na rede uma planilha colaborativa em que ex-funcionários da Uber incluem seus nomes para que sejam exibidos a possíveis recrutadores. A lista tem mais de 200 pessoas, com currículos e outros dados dos demitidos.

Brasil Procurada, a Uber não informa se houve desligamentos de brasileiros. Ao menos 22 informam na lista que trabalhavam no Brasil.

Retorno José Ricardo Roriz Coelho foi reeleito por unanimidade, nesta quarta (31), para as presidências da Abiplast e do Sindiplast (associação brasileira e sindicato paulista da cadeia do plástico). O novo mandato é de mais quatro anos.

Mudança A tendência de empresas buscarem escritórios reformados em áreas nobres em vez de espaços em regiões mais afastadas já começou a se confirmar em São Paulo. A Gafisa e o banco Pine terminaram de mudar no segundo trimestre para o Condomínio São Luiz, que tem mais de 30 anos e fica na avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

Lotado O banco BMG já havia se mudado para o mesmo prédio. A vacância na região da avenida é de menos de 2%, segundo a plataforma de informações imobiliárias Siila. Cerca de 81% de todo o estoque de alto padrão nas áreas centrais está ocupado, de acordo com a empresa.

Em breve A baixa vacância em regiões nobres de São Paulo e a previsão de poucos lançamentos para os próximos meses devem levar mais empresas a alugarem escritórios reformados, segundo Giancarlo Nicastro, diretor-executivo da Siila. 

Cada um no seu galho A ExxonMobil, uma das maiores petroleiras do mundo, vai investir em micos-leões-dourados. A companhia vai repassar cerca de R$ 1 milhão para o plantio de 20 mil mudas nativas da Mata Atlântica em Silva Jardim (RJ). O objetivo é facilitar a circulação e a reprodução de aproximadamente 3.000 micos que vivem na área.

Indignação José Carlos Martins, presidente da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), se disse “indignado” ao saber do corte na taxa básica de juros Selic nesta quarta (31). “Já estava em 6,5%, a menor taxa da história, no entanto, a economia não decola”, afirma.

Tempo “Saiu também o Orçamento, e o Minha Casa, Minha Vida, que está atrasado desde junho, vai continuar atrasando cada vez mais”, disse o presidente da Cbic. 

Invertido Trata-se de um “sinal trocado”, segundo Martins. “Se de um lado baixam 0,5 ponto percentual da Selic para estimular a economia, do outro, dão um sinal de que não cumprem contrato.”

com Igor Utsumi e Paula Soprana

 

 

Source Link

« Previous article Samsung Galaxy Note10+ 5G appears in final render with August 23 release date
Next article » Telemedicina