Com impasse no Brasileiro, Globo exibe Palmeiras pela Libertadores

Em meio a um impasse nas negociações entre Palmeiras e Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o clube alviverde terá sua partida contra o San Lorenzo (ARG), nesta quarta-feira (8), às 21h30, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, transmitida pela emissora para São Paulo e Paraná _ os outros estados assistem a Peñarol x Flamengo.

Será o sétimo jogo do time exibido pela Globo neste ano. Menos do que Corinthians (14) e São Paulo (11), que têm contrato com a emissora carioca para exibição de seus jogos no Campeonato Brasileiro.

Na Libertadores, o direito de transmissão é vendido pela Conmebol, que fechou acordo com a Globo e Facebook para TV aberta —além da Fox e SporTV na fechada— e não diretamente pelos clubes, como ocorre no Brasileiro.

O Palmeiras é o único time que ainda não fechou nenhum contrato com a emissora para transmissão do Brasileiro. O clube tem acordo com a Turner para TV paga.

Sem acordo, pelo menos 26 jogos da agremiação no torneio não terão transmissão. Isso já aconteceu na segunda rodada do Brasileiro, na partida contra o CSA, em Alagoas, e se repetirá no próximo domingo (12), no duelo contra o Atlético-MG, se o clube paulista e a empresa não chegarem a um acordo até lá.

As duas partes negociam, mas a tendência, neste momento, é que não cheguem a um acerto até o final de semana, segundo a Folha apurou.

O Palmeiras exige que a empresa não aplique um redutor no pagamento do valor pela exibição dos jogos em pay-per-view em razão de o clube ter fechado com a Turner. Além disso, queria luvas maiores que as pagas ao São Paulo.

A Globo diz que a negociação não influi no número de jogos exibidos na TV. A emissora afirma que o número menor em comparação aos rivais é resultado da ausência do clube nas fases iniciais da Copa do Brasil e da presença de Corinthians e São Paulo nas finais do Paulista.

Ela lembra que transmitirá 3 dos 6 jogos do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores. Os outros foram exibidos por SporTV, Fox e Facebook.

A Globo cita ainda que no Campeonato Brasileiro, ela não tem os direitos de transmissão dos jogos do Palmeiras, portanto também não é possível fazer a comparação com as outras equipes neste caso.

No último sábado (4), em partida contra o Internacional no Allianz Parque, a torcida entoou em coro xingamentos à emissora, dizendo que o clube não precisava dela.

No balanço de 2018, as receitas do Palmeiras atingiram R$ 653,8 milhões. Desse montante, as cotas de TVs renderam R$ 136,7 milhões, 20,9% do total. Em redes sociais torcedores criaram hashtags incentivando os que já adquiriram pacotes de pay-per-view a cancelar a assinatura.

Mesmo depois de ter sido hostilizada, a Globo confirmou que toda a sua equipe de transmissão estará nesta quarta no estádio. O Palmeiras, por sua vez, disse que respeita a manifestação da torcida e que o clube dará total apoio aos profissionais que estarão no Allianz Parque trabalhando na transmissão do jogo.

Enquanto no estádio alguns torcedores apoiam a posição da diretoria palmeirense, conselheiros cobram informações sobre as negociações.

Alguns estudam inclusive convocar o presidente Maurício Galiotte a prestar esclarecimentos no Conselho Deliberativo. Porém, para isso, seriam necessárias assinaturas de mais da metade dos 270 conselheiros, algo improvável já que a atual gestão detém o apoio da maioria do órgão.

“É louvável a atuação do presidente em termos de procurar o melhor para o Palmeiras, mas agora é o momento da sensatez e do equilíbrio. É preciso buscar o que é melhor em termos financeiros e de visibilidade para o nosso clube”, afirmou Roberto Frizzo, ex-vice-presidente do Palmeiras.

Oficialmente, tanto o Palmeiras quanto a Globo dizem que as negociações pelos direitos de TV continuam.

Classificados às oitavas de final, Palmeiras e San Lorenzo disputam a liderança da chave. Com 12 pontos contra 10 do adversário, os palmeirenses jogam pelo empate.

O técnico Luiz Felipe Scolari fará alterações na equipe. O atacante Deyverson será poupado. Arthur Cabral e Borja disputam a vaga. Se mantiver o rodízio das últimas apresentações, Scolari deve trocar também os dois laterais. Nesse caso, Marcos Rocha e Diego Barbosa seriam substituídos, respectivamente, por Mayke e Victor Luis.

Até a noite desta terça (7), 26 mil ingressos para o confronto haviam sido vendidos.

Os argentinos, que venceram por 1 a 0 em Buenos Aires, vieram ao Brasil com 19 atletas. Apesar da classificação, o técnico do San Lorenzo, Jorge Almirón, está ameaçado no cargo. Isso porque a sua campanha à frente do clube é ruim. Desde 11 de novembro de 2018, ele venceu apenas 4 de seus 24 jogos pelo time.

A Conmebol fará na próxima segunda-feira (13), em Luque, no Paraguai, o sorteio com os 16 classificados que vão disputar as oitavas de final. Serão dois potes, um com os primeiros colocados e no outro com os segundos das chaves. Não há nenhum impedimento de que adversários que se enfrentaram nos grupos se reencontrem no mata-mata.

As oitavas de final serão disputadas após a Copa América, realizada no Brasil. Os jogos de ida serão entre os dias 23 e 25 de julho. Os confrontos de volta ocorrerão de 30 de julho a 1º de agosto.

Source Link

« Previous article Na TV, Bolsonaro cita falta de 'tato político' de militares e minimiza críticas
Next article » Explosão no Paquistão deixa mortos e feridos no 2º dia do Ramadã