Com fuso de 12 horas, Tóquio-2020 terá natação à noite e judô de manhã

A organização da Olimpíada de Tóquio-2020 divulgou nesta terça-feira (16) a programação praticamente completa dos Jogos Olímpicos, que terão 339 eventos de 33 esportes e serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto do ano que vem.

Como costuma ocorrer nos Jogos Olímpicos, algumas modalidades terão suas disputas iniciadas antes do dia marcado para a cerimônia de abertura. Nesse caso, os jogos de futebol e softbol começarão no dia 22.

Por enquanto, estão fora da lista oficial 13 eventos de boxe, já que há um imbróglio sobre a presença do esporte na Olimpíada e qual entidade será a responsável pela sua organização.

Conheça algumas curiosidades da programação divulgada nesta terça e a grade oficial dos Jogos. Tóquio estará 12 horas à frente do horário de Brasília na época da Olimpíada.

Invertidas

Assim como ocorreu nos Jogos de Pequim-2008, as finais da natação estão marcadas para o período da manhã no Japão. Já para os brasileiros, as sessões com provas que valem medalha começarão às 22h30 e irão até 00h30.

A inversão entre os horários tradicionais de eliminatórias e finais ocorre pelo interesse da televisão americana, que pretende exibir um dos esportes que mais dão medalhas aos EUA em horário nobre. A modalidade será disputada do dia 25 de julho a 2 de agosto.

Já no atletismo, destaque da segunda semana do evento, as finais serão de noite no Japão e a partir das 19h para os brasileiros.

Ouro antes do bronze

Também motivada pelo interesse da televisão americana, a final masculina do basquete será disputada às 11h30 do dia 8, um sábado no Japão e noite de sexta nos EUA e no Brasil. Assim, a partida que valerá o bronze entre os homens ficará para a noite do mesmo dia no horário local, depois da decisão, algo inusitado em qualquer competição esportiva.

Sem data certa para acabar

Presente pela primeira vez em uma edição dos Jogos Olímpicos, o surfe tem uma peculiaridade em relação aos demais esportes. Para acontecer, precisa de ondas. Por isso, como ocorre nas demais competições profissionais, a modalidade terá uma janela maior de disputa. A previsão é que as provas sejam realizadas de 26 a 29 de julho, mas elas poderão ser estendidas até o dia 2 de agosto.

Café com medalhas

Para os brasileiros, as disputas que valem medalhas no judô e na ginástica artística serão pela manhã e podem concorrer entre si. O judô vai do dia 25 de julho a 1º de agosto, com as finais a partir das 5h (de Brasília). A ginástica terá decisões de 27 a 30 de julho, com início a partir das 7h, e de 2 a 4 de agosto, com início a partir das 5h.

Homens de dia, mulheres de noite

Sempre com boas chances de medalha para o Brasil, o vôlei poderá chegar à reta final dos Jogos como principal destaque no país. A final masculina está marcada para as 9h15 (de Brasília) do dia 8 (sábado), e a feminina, para 1h30 do dia 9 (domingo). As finais do vôlei de praia serão às 22h (de Brasília) na quinta (6) e na sexta (7).

Source Link

« Previous article Tecnológica escocesa vai criar 20 postos de trabalho no Porto
Next article » Facebook drops Messenger payments in UK and France